Inicie a sua horta caseira com este guia básico 

Cuidar da terra é ter carinho com a casa de toda a humanidade.

Anúncios

Já pensou em tornar o seu jardim muito mais bonito e elegante, além de produzir alimentos frescos e orgânicos? Parece algo incrivelmente difícil, não é mesmo? Mas acredite: depois de algum tempo, cuidar da sua horta caseira se torna tão natural quanto respirar!

O universo digital abraçou a todos com igual força: isso fez com que a maioria das pessoas se afastasse de praticamente qualquer tipo de contato com o verde. Ter uma horta dentro de casa conecta você à natureza de maneira bastante agradável – além de proporcionar um aroma delicioso do campo nas proximidades.

Anúncios

 

Cuidados preliminares 

Antes de começar, tenha estes 5 pontos em mente: 

  1. Escolha um lugar com luz solar direta por pelo menos 6 horas diárias. Dessa forma, você poderá cultivar praticamente de tudo no mesmo lugar; 
  1. Verifique se não há ervas daninhas ou outros detritos no solo que será utilizado. Caso contrário, todo o seu trabalho poderá ter sido em vão; 
  1. Comece com plantas fáceis de cultivar. Alface, tomate e cebolinha são ótimos exemplos; 
  1. Siga cuidadosamente as instruções nas embalagens de sementes ou mudas antes de iniciar os trabalhos. Algumas delas podem exigir atenções específicas; 
  1. Nunca se esqueça de regar as plantas regularmente. Cada uma pode ter uma necessidade específica de regamento: pesquise em fontes confiáveis para saber exatamente o que fazer em cada caso. 

Acessórios indispensáveis em sua horta caseira 

Hora de sujar as mãos de terra! Para fazê-lo da maneira correta, você precisa de alguns itens essenciais em seu jardim: 

Anúncios

  • Enxada: Usada para preparar o solo e remover ervas daninhas rapidamente; 
  • Tesoura de poda: Corte folhas e galhos indesejados, além de fazer a colheita com ela; 
  • Regador: Peça essencial em qualquer cenário, sobretudo em períodos mais quentes; 
  • Luvas de jardinagem: Proteja as suas mãos de sujeira, cortes e espinhos; 
  • Fertilizante: Eles fornecem nutrientes para todas as suas plantas. Prefira opções orgânicas, que não prejudicam a saúde do solo ou mesmo dos alimentos; 
  • Sementes: Escolha de acordo com o que você deseja cultivar, mas que sejam capazes de crescer e se desenvolver corretamente no seu solo e na região em que você vive; 
  • Composteira: Coloque seus restos de alimentos neste item para transformá-los em adubo orgânico. 

Com todos estes itens, você será capaz de dar os primeiros passos no universo da jardinagem! A melhor parte é que todos eles são baratos. É possível encontrá-los rapidamente na internet nos principais marketplaces, como o da Amazon

Leia também: Encontre vagas de emprego e faça networking da maneira certa

Pode ser que você precise de equipamentos específicos para certos plantios; nesses casos, converse com algum especialista ou pesquise em fontes confiáveis para saber exatamente do que você precisa. Porém, todos os itens citados acima são necessários em qualquer horta caseira que se preze. 

Qual o melhor adubo para horta? 

De maneira geral, adubos orgânicos são a melhor pedida. Eles garantem que o solo permaneça saudável e incólume por muito mais tempo. Se você tem o hábito de tomar café, experimente guardar a borra! Ela é um excelente adubo orgânico. 

Existem outras ótimas opções, tais como: 

  • Esterco bovino; 
  • Bokashi; 
  • Casca de ovo; 
  • Suco de casca de banana; 
  • Húmus de minhoca. 

Como escolher a terra ideal? 

A terra adequada é essencial para que sua horta caseira cresça e se desenvolva adequadamente. Por exemplo, a terra de barranco é excelente, pois é rica em nutrientes e costuma não vir recheada de grandes pedras ou detritos. 

Por outro lado, a terra vegetal é comumente encontrada em supermercados e floriculturas. Elas costumam ser enriquecidas com matéria orgânica e vários outros nutrientes essenciais, responsáveis pelo rápido desenvolvimento das sementes. 

Há, também, uma mistura leve e fofa conhecida como substrato: ela envolve matéria orgânica e outros materiais capazes de reter líquidos por mais tempo. Certos tipos de plantio podem exigir esse tipo de solo para crescer corretamente. 

 

Plantas fáceis (e difíceis) de plantar 

Conheça alguns exemplos de plantas que podem ser bastante fáceis de cultivar, enquanto outras podem representar grandes desafios no longo prazo: 

Recomendadas para iniciantes 

  • Alface; 
  • Cenoura; 
  • Rabanete; 
  • Espinafre; 
  • Couve-manteiga; 
  • Temperos (coentro, salsinha, manjericão, alecrim, hortelã etc.). 

Não recomendadas para iniciantes 

  • Pimentões (são atacados frequentemente por doenças fúngicas e são difíceis de colher); 
  • Alho e cebola (muito suscetíveis a doenças, além de crescerem muito lentamente); 
  • Repolho (Cresce lentamente e exige vários cuidados especiais, que podem ser caros); 
  • Morangos (Muito sensíveis a pragas e doenças). 

Claro, existem milhares de outras opções que podem ser cultivadas: converse com o floricultor a respeito! 

Detalhes complementares 

Para que tudo fique lindo e organizado, pense na cerca de horta que você deve instalar para proteger a sua produção: algumas plantas exigem a instalação de equipamentos específicos para manter as mudas de pé. 

Precisa de ideias de hortas para complementar a sua? Não tem problema! Existem várias informações confiáveis na internet a esse respeito, assim como aplicativos pensados nessa finalidade. O Cultivar (disponível no Google Play) é um excelente exemplo de software que pode tornar todo o trabalho muito mais fácil (e prazeroso, claro). 

Observá-las todos os dias é essencial: siga em direção a esse delicioso hobby se você tiver tempo e disposição suficientes para isso! Caso contrário, todo o seu investimento poderá ser comprometido – isso, claro, sem contar as consequências do descaso. Ninguém quer que isso aconteça, não é mesmo?! 

Com todas estas informações, você será capaz de começar a montar a sua horta caseira em poucos dias! Pode ser algo bastante trabalhoso, é verdade; mas incrivelmente recompensador, sobretudo quando você tiver de colher os frutos do seu sucesso (literalmente). 

Compartilhar:

Foto do autor

Rafael

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para escanear manchas na pele

Aplicativos para escanear manchas na pele

Anúncios Os aplicativos para escanear manchas na pele oferecem aos usuários um pré-diagnóstico essencial na prevenção e tratamento de problemas dermatológicos. Apesar de não substituírem o atendimento médico especializado, dão mais autonomia e controle ...
Continue lendo →
conversão de moeda

Aplicativos de conversão de moeda para viajantes

Anúncios Você já viajou para algum país do exterior e, ao comprar uma lembrança para alguém da sua família, enfrentou o desafio de converter rapidamente a moeda local? Sair para conhecer outros lugares, com ...
Continue lendo →
Florais de bach para ansiedade

Florais de Bach para ansiedade e estresse 

Anúncios Você certamente já ouviu falar desta terapêutica natural: os florais de Bach foram desenvolvidos pelo doutor Edward Bach com o objetivo de curar os mais variados problemas de saúde. Além disso, eles também ...
Continue lendo →