Encontre vagas de emprego e faça networking da maneira certa 

Siga estas 3 etapas e fuja de uma vez por todas do desemprego!

Anúncios

Para encontrar as vagas de emprego perfeitas para você, não basta instalar e configurar um aplicativo: ter jogo de cintura, falar com propriedade sobre suas qualidades e defeitos e se vender da maneira certa são apenas alguns exemplos de posturas que você precisa ter para ser valorizado no mercado de trabalho.

Trata-se de uma arte que não possui exatamente uma “receita de bolo” para ser executada com maestria: cada caso deve ser tratado individualmente, de acordo com o nicho e com a personalidade dos entrevistadores.

Anúncios

Quer saber como se inserir adequadamente no mercado de trabalho e conquistar as melhores vagas de emprego? Preste muita atenção a todas as três etapas do sucesso e nunca mais faça feio durante as entrevistas! 

 

Etapa 1: Crie um perfil online vencedor 

A primeira impressão geralmente é a que mais conta em qualquer processo seletivo. Recrutadores e profissionais especializados em buscar talentos na internet analisam cuidadosamente o seu currículo e as suas redes sociais – e esses dois fatores costumam ser bastante negligenciados pelos candidatos, diga-se de passagem. 

Anúncios

Quer deixar uma ótima imagem para seus futuros empregadores? Siga estas dicas: 

  • Use uma foto profissional: Jamais use fotos enquanto curte o sol na praia ou enquanto bebe com os amigos. Em vez disso, vista a sua melhor roupa e faça algumas selfies de busto bem alinhadas e produzidas; 
  • Atenção à escrita: A não ser que você trabalhe com isto, escrever sem erros gramaticais não é exatamente uma obrigação; entretanto, pode ser um excelente diferencial. Use ferramentas de Inteligência Artificial (IA) ou converse com pessoas proficientes no idioma para revisar seus conteúdos, caso seja necessário; 
  • Clareza e objetividade, sempre: Recrutadores não gostam de perder tempo. O número de currículos e perfis que eles têm que analisar geralmente é impressionante. Sendo assim, essas duas características devem estar sempre em suas informações profissionais (objetivos, pretensões salariais etc.); 
  • Destaque suas qualificações: Todo mundo tem algo incrível que pode (e deve) ser compartilhado – mesmo os que ainda não têm experiências profissionais. Explore suas principais qualidades e conquistas e as enumere em seu perfil; 
  • Seja autêntico, mas com cuidado: É importante mostrar às pessoas que você tem personalidade. No entanto, saiba que transmitir certas opiniões, sobretudo relacionadas a temas sensíveis, pode fechar mais portas do que abri-las; 
  • Peça ajuda: Não sabe por onde começar a preencher o seu perfil? Busque ajuda profissional ou converse com amigos e familiares que já passaram pelos mesmos perrengues que você está passando; 
  • Não tenha pressa: Seu perfil profissional é o seu currículo para o mundo. Não corra para terminá-lo! Ele deve possuir todas as informações a respeito das suas competências e qualificações. 

Etapa 2: Networking 

Plataformas dedicadas à criação e divulgação de vagas de emprego e networking, como LinkedIn e Indeed, estão entre as principais escolhas dos usuários para encontrar trabalho. Por meio delas, você poderá aplicar rapidamente a determinadas oportunidades, além de conversar diretamente com os recrutadores. 

A interface de ambas as plataformas busca facilitar o compartilhamento de publicações voltadas ao business, criando uma espécie de “hub empresarial” massivo e diversificado. Pode-se encontrar todo tipo de perfil profissional para preencher (literalmente) qualquer tipo de vaga.

Networking é uma das ferramentas mais poderosas para preencher as melhores vagas de emprego. Para começar bem, jamais inicie qualquer contato pedindo ajuda; em vez disso, tente construir relacionamentos de longo prazo, participe de eventos e mantenha uma interação contínua com pessoas de seu interesse. 

Desta forma, sempre que abrirem vagas de emprego nas empresas que você deseja, suas chances de ser chamado para uma entrevista serão ainda maiores. Já pensou ser indicado para representar a marca dos seus sonhos?! 

Leia também: Cartões com aproximação: seus prós e contras

Etapa 3: Criação de conteúdo 

Um perfil abandonado é sempre esquecido. Para garantir que os algoritmos saibam que você está aberto a negócios, faça publicações regularmente. 

Funciona da seguinte maneira: quanto mais regulares forem as suas publicações, mais os algoritmos entenderão que você pretende construir uma comunicação fluida e de qualidade com seus pares. Assim sendo, as chances de o seu perfil aparecer como indicação para recrutadores será bem maior ao longo do tempo. 

Este processo pode demorar algumas semanas ou meses até atingir o seu máximo potencial: além do mais, certas publicações podem ser impulsionadas por meio de anúncios pagos, o que aumenta drasticamente as suas chances de encontrar novos clientes e contatos de peso. 

Algumas considerações importantes devem ser pensadas antes de fazer postagens: 

  • Crie conteúdos originais e bem desenvolvidos, com atenção redobrada às informações que serão passadas; 
  • Experimente trabalhar sempre com imagens, vídeos e sons de alta qualidade; 
  • Publique sempre em datas e horários regulares para melhorar o seu alcance; 
  • Ative notificações em seu dispositivo para saber quando alguém curtiu o seu perfil ou enviou uma mensagem privada para você; 
  • Seja sempre educado e paciente, pois nem todos se expressam de maneira clara (ou mesmo cordial) todas as vezes. 

Considerações para a vida 

Todas estas posturas podem ser levadas para o universo pessoal; organização, disciplina e comprometimento com boas informações evitam grandes dores de cabeça no longo prazo, sobretudo quando relacionamentos amorosos estão em evidência. 

Uma vida pessoal mais leve e feliz certamente ajuda (e muito) a encontrar vagas de emprego melhores e abraçá-las com unhas e dentes: já pensou nisso? Pois é: a sua saúde mental e satisfação pessoal podem ter grande peso na sua capacidade de tomar decisões.

Boa sorte! 

Compartilhar:

Foto do autor

Rafael

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para escanear manchas na pele

Aplicativos para escanear manchas na pele

Anúncios Os aplicativos para escanear manchas na pele oferecem aos usuários um pré-diagnóstico essencial na prevenção e tratamento de problemas dermatológicos. Apesar de não substituírem o atendimento médico especializado, dão mais autonomia e controle ...
Continue lendo →
conversão de moeda

Aplicativos de conversão de moeda para viajantes

Anúncios Você já viajou para algum país do exterior e, ao comprar uma lembrança para alguém da sua família, enfrentou o desafio de converter rapidamente a moeda local? Sair para conhecer outros lugares, com ...
Continue lendo →
Florais de bach para ansiedade

Florais de Bach para ansiedade e estresse 

Anúncios Você certamente já ouviu falar desta terapêutica natural: os florais de Bach foram desenvolvidos pelo doutor Edward Bach com o objetivo de curar os mais variados problemas de saúde. Além disso, eles também ...
Continue lendo →