Dicas para que seu delivery de comida vire um sucesso 

Só de pensar no tema deste artigo, a fome aparece...

Anúncios

Pesquisas apontam que aproximadamente 80% dos restaurantes fecham em menos de dois anos. As razões por trás disso geralmente são falta de organização e comprometimento dos proprietários com o negócio. No entanto, o seu serviço de entrega de comida não precisa fazer parte das estatísticas!

Muito pelo contrário: se você fizer tudo da maneira certa, dificilmente encontrará problemas para se manter, prosperar e, quem sabe, expandir a sua marca para outras cidades.

Anúncios

Se você chegou até este artigo, significa que tem alguma pretensão em montar seu próprio serviço de entrega de comida, o que é um ótimo sinal: estudar e compreender como a coisa toda funciona é o primeiro passo rumo ao sucesso.

 

As 7 etapas de qualquer (bom) delivery de comida 

Arregace as mangas e conserve todas estas informações em temperatura ambiente para mantê-las sempre fresquinhas em sua cabeça: 

Anúncios

1 – Conheça o seu público-alvo 

O primeiro passo para criar um serviço de entrega de comida de sucesso é entender o seu público-alvo. O seu objetivo é ter um restaurante comercial? Ou a proposta é mais gourmet? A resposta para essa pergunta é fundamental para que você seja capaz de traçar objetivos claros.

Muitos serviços de entrega fecham cedo porque não entendem como seus clientes pensam. Tendo isso em mente, decida o seu método de atuação de acordo com a demanda.

Para compreender estes (e tantos outros) pormenores com clareza, pode ser uma ótima ideia contratar um profissional especializado em consultoria gastronômica: ele lhe dirá tudo o que você precisa saber para crescer de maneira natural e saudável ao longo do tempo.

2 – Defina o seu cardápio 

De maneira geral, cardápios mais enxutos são muito mais indicados do que oferecer dezenas de opções. A razão por trás disso é que, com menos opções, você poderá especializar-se nos pratos que oferece e, com isso, ter uma chance de se destacar em meio à concorrência!

Lembre-se de que o mercado de gastronomia é extremamente concorrido, e as coisas não ficaram mais fáceis depois que os aplicativos de entrega de comida se popularizaram. Sendo assim, busque a excelência preferencialmente por “poucas”, mas saborosíssimas refeições.

 

3 – Escolha a plataforma de delivery 

Existem três grandes plataformas de delivery que precisam entrar no seu radar: iFood, Uber Eats e Rappi. Todos eles são excelentes, mas o iFood é, sem dúvidas, o mais popular de todos. 

No entanto, é importante considerar alguns fatores, como a taxa de comissão cobrada por cada prato, valores de entrega e tantos outros. Cada plataforma oferece condições especiais diferentes e elas devem ser consideradas durante o seu processo de escolha.

Em muitos casos, estar em mais de uma plataforma de entrega de comida é a melhor pedida: assim, você poderá alcançar vários públicos distintos de uma só vez!

4 – Escolha a forma de pagamento 

Todos os aplicativos de entrega oferecem pagamentos dentro do próprio aplicativo. Dessa forma, você receberá os valores “limpos”, já com as taxas devidamente descontadas. No entanto, você pode optar por receber também (ou apenas) na entrega, com sua própria maquineta de cartão ou em dinheiro.

Esta escolha vai depender bastante do tipo de trabalho contábil que a sua empresa terá. Configure no aplicativo as formas de pagamento que você deseja adotar e informe se deseja permitir cupons de desconto – que são uma ótima maneira de angariar novos clientes!

5 – Pense muito bem na logística de entrega 

Este é, de longe, um dos aspectos mais importantes de qualquer serviço de entrega de comida. É preciso definir, de maneira bem clara e direta, como todos os pedidos serão registrados e entregues, além do prazo de entrega e o preço que deverá ser cobrado para cada prato em cada plataforma.

Todos estes pontos são fundamentais para que você treine a sua equipe de acordo com o padrão de qualidade que você busca: sem isso, o seu trabalho se tornará extremamente irregular, passível de más avaliações nos aplicativos. E ninguém quer que isso aconteça, certo?!

6 – Trabalhe muito bem o marketing digital da empresa 

Se a sua empresa não aparecer na internet, ela não existirá em lugar algum. Tenha total noção disso. Mesmo que tecnologia não seja necessariamente a sua praia, é fundamental para o seu sucesso investir em campanhas publicitárias bem trabalhadas.

Trata-se de um processo bem delicado e matricial: envolve o estudo do seu público-alvo, análise geográfica, elaboração e execução de ideias criativas para todas as suas redes sociais e a criação de relatórios para avaliar o desempenho. Tudo isso demanda muito tempo e conhecimento; portanto, terceirize essa responsabilidade!

Afinal, donos de serviços de entrega de comida simplesmente não têm tempo de cuidar de todas essas responsabilidades.

7 – Acompanhe os resultados 

A melhor maneira de saber se tudo está seguindo nos conformes é por meio de técnicas de compliance. Crie relatórios para saber como está o desempenho das suas vendas, bem como para controlar os preços que você está pagando pelos insumos alimentícios.

Estes controles são primordiais para que você seja capaz de renegociar valores com fornecedores, reajustar valores em aplicativos e oferecer a melhor relação custo-benefício para os consumidores finais.

Mãos na massa! 

Ter um serviço de entrega de comida exige cuidados cirúrgicos em todos os seus mínimos detalhes, a maioria deles foi listada aqui para que você comece nesse mundo com o pé direito.

Quanto mais atenção você tiver aos detalhes, melhor: mesmo que você não tenha nascido para cozinhar, é importante estar sempre acompanhando os processos da empresa, conferindo se cada um está cumprindo corretamente o seu papel.

Acima de todas as coisas, jamais deixe de depositar um pouco do seu amor pelo que você faz! Isso deixa tudo muito mais saboroso.

Compartilhar:

Foto do autor

Rafael

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para escanear manchas na pele

Aplicativos para escanear manchas na pele

Anúncios Os aplicativos para escanear manchas na pele oferecem aos usuários um pré-diagnóstico essencial na prevenção e tratamento de problemas dermatológicos. Apesar de não substituírem o atendimento médico especializado, dão mais autonomia e controle ...
Continue lendo →
conversão de moeda

Aplicativos de conversão de moeda para viajantes

Anúncios Você já viajou para algum país do exterior e, ao comprar uma lembrança para alguém da sua família, enfrentou o desafio de converter rapidamente a moeda local? Sair para conhecer outros lugares, com ...
Continue lendo →
Florais de bach para ansiedade

Florais de Bach para ansiedade e estresse 

Anúncios Você certamente já ouviu falar desta terapêutica natural: os florais de Bach foram desenvolvidos pelo doutor Edward Bach com o objetivo de curar os mais variados problemas de saúde. Além disso, eles também ...
Continue lendo →