Comidas bizarras do mundo: quais você teria coragem de experimentar? - GreyWindic

Comidas bizarras do mundo: quais você teria coragem de experimentar?

Pode ser uma boa ideia esperar mais um pouquinho até o jantar...

Anúncios

Dizem que as pessoas comem primeiro com os olhos, depois com o nariz e, por fim, com a boca. Faz sentido, pois a primeira impressão normalmente é a mais importante. E se alguém lhe apresentasse certas comidas bizarras. Você arriscaria?

Embora algumas delas possam ser símbolos culturais de seus respectivos países, podem ser vistas com maus olhos pela maioria das pessoas. Algumas delas são, inclusive, perigosas à saúde e o seu consumo é proibido.

Anúncios

Tomara que você não tenha almoçado ou jantado ainda. Pode ser uma boa ideia ler esse artigo em jejum…

comidas bizarras

Comidas bizarras pelo mundo: prepare o seu estômago!

Casu Marzu

Comidas bizarras: Casu Marzu

Imagem: CNN Brasil

Anúncios

Apesar de a sua aparência não ser tão assustadora, este queijo italiano é feito de leite de ovelha ou de cabra e é caracterizado pela infestação de larvas de mosca-do-queijo (Piophila casei). As larvas produzem enzimas que quebram as proteínas do queijo e, dessa forma, ele fica extremamente macio e cremoso.

Ele é típico de Sardenha, uma ilha ao sul do país. Acontece que, se você arriscar comer essa iguaria, é importante saber que centenas de larvas estarão em franco movimento pelo produto. Seu sabor é considerado forte e picante.

Contudo, o consumo do casu marzu pode ser extremamente perigoso à saúde. Sintomas como náuseas, diarreia, dor abdominal e infecções podem ocorrer por conta do consumo das larvas da mosca.

Sua produção é considerada ilegal na Itália desde 1962. Entretanto, ainda é possível encontrá-lo clandestinamente em alguns estabelecimentos da região. Mas não parece uma boa ideia se arriscar, hein?

Balut

Comidas bizarras: Balut

Imagem: Young Pioneer Tours

Apesar de ser uma refeição bastante comum nas Filipinas, o Balut é visto com estranhamento por boa parte do mundo. Trata-se de um ovo de pato parcialmente fertilizado que é cozido com o embrião.

O embrião tem geralmente 21 dias e já tem bico, garras e penas em seu corpo – ainda que em um estágio bem inicial. Os habitantes do país o consideram uma fonte rica de proteínas e nutrientes. Muitos comem Balut todos os dias.

Acontece que a ideia de comer um embrião parcialmente fertilizado não parece uma ideia apetitosa para a maioria das pessoas…

Kiviak

Imagem: Reddit

A Groelândia também é conhecida por suas comidas bizarras e nada convencionais. Kiviak (Alca impennis) é uma ave marinha enfiada em um corpo de foca e enterrada por vários meses no solo. Trata-se de um processo de fermentação natural, executado por várias culturas.

Para capturar as aves, os inuítes (povo tradicional da região gelada) passam semanas escondidos entre rochedos. Eles aguardam pacientemente até que os animais estejam suficientemente vulneráveis para capturá-los.

Seu sabor é considerado bastante forte e rústico. Ele lembra queijo velho, segundo especialistas e gourmands. No entanto, alguns casos fatais envolvendo a iguaria foram registrados há alguns anos.

Em agosto de 2013, várias pessoas morreram após comer kiviak na cidade de Siorapaluk. A fermentação natural não ocorreu tão bem como deveria e isso levou a casos críticos de botulismo – uma doença caracterizada por intoxicação alimentar produzida por uma bactéria presente no solo).

Caso você queira experimentar comidas bizarras pela Groelândia, pode ser uma ótima ideia buscar referências primeiro.

Leia também: IA no ambiente de trabalho: quais são as principais tendências?  – GreyWindic

Hakarl

Imagem: Wikipedia

A lista de comidas bizarras jamais ficaria completa sem a presença do Hakarl, uma carne de tubarão fermentada que é muito consumida na Islândia. Assim como o kiviak, esse alimento é enterrado no solo por um período que varia entre 6 e 8 semanas. Para poder ser consumido, ele deve secar por até 12 meses.

“Salgado, azedo e rançoso” são as três palavras que definem o sabor do Hakarl, segundo viajantes e moradores locais. Além disso, o aroma dele é bastante forte e desagradável, capaz de criar uma área relativamente extensa de desconforto às pobres almas que ousarem estar por perto.

No entanto, se você quer mostrar virilidade para um islandês, consumir Hakarl pode ser uma boa ideia. Ele atua como uma espécie de “ícone” à masculinidade. Uma grande bobagem moral, mas todas as culturas têm as suas, não é mesmo?

Kopi Luwak

Imagem: Freepik

Esta certamente é uma das comidas bizarras mais chocantes para os amantes de café. Consumido na Indonésia, o Kopi Luwak é caracterizado por grãos de café digeridos por civetas – animais selvagens que adoram comer frutas e grãos.

Os grãos de café passam pelo sistema digestivo destes animais e são excretados intactos. Os restos são coletados e processados para venda. Trata-se de um dos cafés mais caros e menos produzidos em todo o globo. O motivo parece óbvio, de acordo com a imagem.

No entanto, ele é considerado um café de altíssima qualidade. Ele é bastante procurado por entusiastas, uma vez que é bastante complicado de encontrá-lo devido à sua escassez. O quilo do Kopi Luwak pode custar algo em torno de 50 libras esterlinas.

Smalahove

Imagem: Travel Food Atlas

Aceita uma cabeça de carneiro assada com a pele? Existem comidas bizarras por toda a parte – e na Noruega não seria diferente. Primeiramente, a cabeça é salgada por várias semanas; então, ela vai ao forno por várias horas, em fogo brando, até ficar pronto.

O prato é marca registrada na antiga cidade de Voss, também conhecida por engarrafar uma das águas minerais mais caras e cobiçadas do mundo (que também leva o nome da sua cidade de origem).

Smalahove já foi uma tradição em todas as fazendas locais. Atualmente, entretanto, há apenas um fornecedor da iguaria. Cerca de 70 mil cabeças de carneiro são servidas todos os outonos (de setembro a dezembro).

Apesar de parecer nojento, o prato tem uma função social bastante importante: jamais desperdiçar qualquer parte do animal. Milhões ao redor do mundo passam fome; por que deixar crânios e miúdos de lado?

Quais comidas bizarras você experimentaria?

A resposta para esta pergunta pode ser um tanto quanto evasiva – e ninguém o julgará por isso, acredite. Algumas dessas comidas sequer são consumidas regularmente em seus países de origem.

Porém, se você tivesse que escolher pelo menos uma destas comidas bizarras, qual seria? E qual fez o seu estômago embrulhar com mais força? É recomendável baixar o TripAdvisor para smartphone e escolher os estabelecimentos mais confiáveis – só para garantir.

Compartilhar:

Foto do autor

Rafael

Deixe um comentário

Você também pode gostar

monitorar sono

Os 5 melhores apps para monitorar o sono

Anúncios Com os apps para monitorar suas noites de sono, você vai dormir como um anjo. Nada pode ser pior do que uma noite de sono mal dormida. Afinal, elas podem afetar várias áreas ...
Continue lendo →
Comprar online

Comprar online pode ser extremamente seguro! Saiba como 

Anúncios Desde que a internet começou a se popularizar massivamente, o e-commerce ganhou grande força e vigor ao longo das décadas; por conta disso, comprar online se tornou tão natural quanto visitar o shopping ...
Continue lendo →
calendários digitais

Os melhores calendários digitais estão todos aqui! Confira! 

Anúncios Perder a hora não é uma opção. Com um smartphone ou um notebook em mãos, todos os seus compromissos podem ficar registrados em um só lugar. Existem inúmeros calendários digitais que você pode ...
Continue lendo →