Configure a sua Smart TV: um guia essencial para iniciantes 

Seus olhos (e a sua diversão) agradecem a você por ler este artigo até o final.

Anúncios

Todos os dispositivos eletrônicos estão tomando caminhos bem parecidos: extensões de computadores e smartphones, só que com interfaces adaptadas para abraçar necessidades distintas. Uma smart TV nada mais é que a transformação dos televisores tradicionais em verdadeiros sistemas de entretenimento integrados. 

Nelas, é possível baixar aplicativos, assistir a filmes e séries via streaming, fazer videoconferências, aproveitar vários games e muito mais! Tudo isso de maneira bastante descomplicada: basta ter o controle em mãos e escolher o que deseja fazer. 

Anúncios

Em alguns casos, você sequer precisará do controle da TV: muitos dispositivos aceitam aplicativos para mobile, os quais usam o Bluetooth para enviar comandos. Em alguns casos, você poderá até espelhar a tela do seu dispositivo móvel e transmitir tudo o que desejar através dele! Prático, não é mesmo? 

 

Anúncios

Se você quer configurar a sua smart TV, é importante seguir alguns passos para tirar o máximo proveito do seu aparelho! Acredite: depositar algum tempo para estudar o equipamento pode fazer a diferença. 

Os 7 passos para otimizar a sua Smart TV 

Não importa se a sua smart TV 4K, Full HD ou seja lá o que for foi comprada hoje ou há algum tempo: você provavelmente não se atentou a todos os pontos abaixo! Veja como é possível tornar a sua experiência ainda melhor: 

1 – Leia atentamente o manual 

Pode ser uma tarefa cansativa (e um tanto quanto chata) para algumas pessoas, mas não tem para onde correr: entender a fundo como a sua televisão funciona exige algum grau de estudo. Mas não se preocupe: de maneira geral, todas elas são bastante fáceis de compreender. 

Os manuais do usuário podem estar tanto presentes dentro da caixa do dispositivo como online, nas Configurações do seu aparelho. Para saber qual dos casos é o seu, acesse o Manual Rápido do Usuário contido na sua caixa e o leia atentamente. 

2 – Aumente a resolução 

Uma das melhores maneiras de obter a melhor imagem possível é garantir que a sua smart TV está configurada para usar a resolução máxima. Alguns dispositivos saem de fábrica com resoluções inferiores por padrão, sabe-se lá qual o motivo. 

O caminho mais comum utilizado pelos softwares de smart TVs geralmente é Configurações > Tela (ou Resolução de Imagem). Pode ser que varie, dependendo do sistema operacional integrado; enquanto uma smart TV Samsung costuma vir com Android (o mesmo software de grande parte dos smartphones), a TV LG opta pelo WebOS, um sistema operacional proprietário e bem diferente, por exemplo. 

3 – Desative o Realce de Contorno 

Embora esta funcionalidade possa ser interessante em alguns cenários, ela costuma criar ruídos indesejados na imagem. Pode ser uma boa ideia desativar o recurso em sua televisão e ver de que maneira fica melhor. 

4 – Calibre o som 

Esta opção é geralmente mais indicada aos que pretendem instalar um Home Theater ou outro equipamento externo de som na smart TV. Por padrão, os sistemas operacionais vêm otimizados pra som Estéreo; se esse não for o seu caso, é fundamental checar as configurações de som do seu dispositivo. 

Equipamentos de áudio 7.1, por exemplo, devem ser calibrados para que todas as caixas tirem o melhor proveito do ambiente no qual estão inseridas. A calibragem ajuda o dispositivo a entender melhor como funciona a acústica do seu entorno, tornando a experiência ainda mais cristalina e imersiva. 

Leia também: Use o Google Drive de maneira inteligente e prática

5 – Mantenha o firmware atualizado 

Muitos usuários (mesmo!) ignoram esta importante tarefa: manter o sistema operacional sempre atualizado. Com isso, você garantirá menos bugs e mais segurança ao longo de toda a vida útil do equipamento. 

Alguns aplicativos mais recentes podem simplesmente se recusar a funcionar em sistemas operacionais defasados; nesse caso, será necessário conectar a smart TV ao Wi-Fi e fazer o download de todos os arquivos necessários. 

Certas atualizações podem demorar um pouco, dependendo do tamanho do arquivo: tenha paciência, não desconecte o Wi-Fi e não desligue o aparelho! Caso contrário, você poderá corromper arquivos – e resolver o problema pode ser realmente complicado (e caro).  

 

6 – Desligue a Economia de Energia 

De maneira geral, as smart TVs são bastante econômicas e consomem bem pouca energia. Sendo assim, por que manter o Modo de Economia de Energia ativo? Desligue-o nas Configurações do seu aparelho o quanto antes. 

Sempre que você não estiver usando o dispositivo, desligue-o. Deixá-lo no Modo de Economia de Energia pode fazer com que ele demore bastante a funcionar assim que for reativado por algum comando. 

7 – Explore a loja de apps 

Pode parecer algo óbvio, mas não é: a loja de aplicativos da smart TV é imprescindível na escolha de qualquer aparelho. Conforme mencionado anteriormente, certos dispositivos fazem uso de sistemas operacionais diferentes do Android, que é o carro-chefe da indústria. Caso você opte por uma TV que não use esse SO, descubra primeiro se ela suporta todos os apps que você deseja. 

Não são poucos os casos em que pessoas ficam bastante decepcionadas porque os apps não rodam em seus aparelhos! Você não quer passar por isso, certo? 

Muito mais diversão na sua vida 

Ter uma smart TV bem configurada torna o entretenimento ainda mais poderoso! Com alguns pequenos ajustes e atualizações, o seu aparelho sempre funcionará bem e livre de bugs ou inconsistências. 

Lembre-se de manter o equipamento o mais próximo possível de antenas de Wi-Fi: dessa forma, o sinal sofrerá muito menos com interferências – e isso pode afetar diretamente na qualidade final de imagem que você receberá. Especialmente durante streaming. 

Aproveite cada momento sozinho, a dois ou em família! 

Compartilhar:

Foto do autor

Rafael

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para escanear manchas na pele

Aplicativos para escanear manchas na pele

Anúncios Os aplicativos para escanear manchas na pele oferecem aos usuários um pré-diagnóstico essencial na prevenção e tratamento de problemas dermatológicos. Apesar de não substituírem o atendimento médico especializado, dão mais autonomia e controle ...
Continue lendo →
conversão de moeda

Aplicativos de conversão de moeda para viajantes

Anúncios Você já viajou para algum país do exterior e, ao comprar uma lembrança para alguém da sua família, enfrentou o desafio de converter rapidamente a moeda local? Sair para conhecer outros lugares, com ...
Continue lendo →
Florais de bach para ansiedade

Florais de Bach para ansiedade e estresse 

Anúncios Você certamente já ouviu falar desta terapêutica natural: os florais de Bach foram desenvolvidos pelo doutor Edward Bach com o objetivo de curar os mais variados problemas de saúde. Além disso, eles também ...
Continue lendo →