Use o Google Drive de maneira inteligente e prática 

Chega de notificações de falta de espaço! Que perturbação!

Anúncios

O Google Drive (disponível na App Store e no Google Play) é um dos serviços de hospedagem de arquivos na nuvem mais populares do mundo: pouquíssimas pessoas não têm uma Conta Google configurada no smartphone ou no computador, afinal de contas. 

Todas as contas gratuitas dispõem de 15 GB de armazenamento por padrão. Esse espaço não é ocupado somente pelos seus arquivos pessoais, maas também pela sua caixa de e-mail.  

Anúncios

Caso seja do seu interesse, você poderá assinar o Google One e aumentar o espaço na nuvem de acordo com as suas necessidades. Há planos de 100 GB, 200 GB, 2 TB, 5 TB, 10 TB, 20 TB e 30 TB. Caso sua conta seja empresarial, outros volumes de armazenamento personalizados poderão ser contratados sob demanda. 

Acontece que você está ficando rapidamente sem espaço no seu Google Drive: como resolver esse problema de uma vez por todas? Como economizar espaço e utilizá-lo com sabedoria? 

Anúncios

 

Otimize o seu espaço no Google Drive 

Resolver seus problemas de armazenamento na nuvem pode ser mais fácil do que você imagina! Obviamente, o processo pode demorar mais caso você nunca tenha tido cuidados especiais com o espaço disponível.

Por meio de algumas atitudes, pode-se reduzir bastante o uso do serviço e ter mais espaço quando for necessário:

Organize seus arquivos com calma 

Categorizar seus dados pode ser um grande desafio, dependendo dos seus hábitos de uso. Por exemplo, usuários corporativos que trabalham com a criação de arquivos de imagem e texto podem produzir centenas, muitas vezes milhares de produtos digitais mensalmente.

Sendo assim, é muito importante criar pastas para separar os arquivos por tipo, período e importância. Talvez leve algum tempo até que tudo fique devidamente organizado, é verdade; mas dar o primeiro passo é essencial – por mais desanimador que possa ser no começo.

A vantagem disto é que, depois que a estrutura organizacional estiver toda pronta, mantê-la em ordem será infinitamente mais fácil.

Experimente o Google Drive File Stream 

Esta ferramenta pode ser extremamente útil para economizar espaço no armazenamento interno dos seus dispositivos. Por meio dela, você poderá acessar todos os seus arquivos diretamente na nuvem, sem a necessidade de baixá-los no computador ou smartphone.

Celulares mais básicos ou notebooks com pouca memória poderão tirar bastante proveito desta funcionalidade. Ela também é recomendada a profissionais liberais e empresas que desejam migrar todas as suas informações para o universo de cloud computing.

Infelizmente, o Google Drive File Stream está disponível somente para os assinantes do Google Workspace (antigamente conhecido como G-Suite). Trata-se da suíte empresarial da marca, a qual disponibiliza várias funcionalidades importantes para o seu negócio.

Compacte arquivos muito grandes 

Experimente compactar arquivos que você não usará com frequência para o formato ZIP: além de facilitar bastante a organização (pois tudo ficará contido dentro de um único arquivo compactado), eles ocuparão menos espaço na memória.

Esta é uma excelente forma de manter todos os seus dados limpos, organizados e ocupando menos espaço. No Windows, basta selecionar com o mouse os arquivos que você deseja compactar, clicar com o botão direito e selecionar “Compactar para arquivo ZIP”.

Leia também: Contrate serviços de beleza em casa com estes apps!

Exclua arquivos inúteis 

Muitas pessoas são verdadeiras acumuladoras digitais. Em vez de excluir periodicamente arquivos desnecessários, eles são mantidos no armazenamento da nuvem por tempo indeterminado. Por conta disso, sempre acaba faltando espaço em momentos inadequados.

É importante verificar periodicamente os arquivos que você possui em seu armazenamento na nuvem e, se não forem mais necessários, excluí-los permanentemente. Lembre-se de limpar a lixeira para liberar espaço mais rapidamente.

Use o Google Docs 

Precisa escrever documentos importantes e compartilhá-los na nuvem? Experimente o Google Docs: os arquivos criados pelo aplicativo de texto (.gdoc) ocupam muito pouco espaço; menos que o formato .docx, do Microsoft Word.

Entretanto, é importante mencionar que o Word possui muito mais funcionalidades e configurações que o Google Docs; escolher entre um software ou o outro dependerá principalmente das suas necessidades individuais. Mas é inegável que o formato do Google Docs é mais econômico em termos de armazenamento.

Use o Google Fotos 

Não se preocupe com espaço: o Google Fotos permite armazenamento ilimitado gratuito para fotos e vídeos em alta qualidade. O melhor de tudo é que os arquivos podem ser excluídos da memória interna dos dispositivos com segurança após a transferência para a nuvem. 

Você até pode armazenar as suas fotos fora deste serviço, mas saiba que elas ocuparão um espaço considerável do seu armazenamento online.

Trabalhe offline 

Quando não estiver conectado à internet, você poderá usar o Google Drive. Todas as alterações que você fizer serão atualizadas na nuvem assim que a conexão for restabelecida. 

Isto pode ser bastante interessante se você trabalha com as ferramentas de produtividade do Google, visto que todas as alterações são salvas automaticamente na rede. No modo offline, essa troca de informações é bastante reduzida.  

Está sentindo o cheiro de limpeza?! 

Prepare-se para gastar algum tempo na organização e limpeza dos seus arquivos na nuvem! Mas não se preocupe: depois que você fizer tudo o que precisa, bastará apenas manter a ordem a partir de então. 

Se, mesmo após todos estes cuidados, você ainda não conseguir armazenar tudo o que precisa, não restará outra opção senão contratar mais espaço. Felizmente, o Google One é um serviço bastante acessível. 

Nunca mais passe por nenhum sufoco com o Google Drive! 

Compartilhar:

Photo of author

Rafael

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Você também pode gostar

Aplicativos para identificar Rochas e Cristais

Aplicativos para identificar Rochas e Cristais

Anúncios Você encontrou uma pedra diferentona em um passeio ao ar livre e quer saber do que se trata? Está curioso se tem uma pedra preciosa em mãos? Quer conhecer mais sobre as formações ...
Continue lendo →
Aplicativos de alarme anti-roubo para celular

Aplicativos de alarme anti-roubo para celular

Anúncios Proteger o seu dispositivo móvel é sinônimo de resguardar seus dados pessoais, cuidar do seu patrimônio e manter seus contatos seguros. Neste contexto, existem aplicativos de alarme anti-roubo para o seu celular que ...
Continue lendo →
Aplicativos de aparelho auditivo para melhorar a audição

Aplicativos de aparelho auditivo para melhorar a audição

Anúncios Os aplicativos de aparelho auditivo transformam o seu celular em um dispositivo para melhorar a audição, porque apresentam testes e técnicas para treinar este sentido. Além disso, te auxiliam a identificar problemas na ...
Continue lendo →
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner