What3Words: Localize qualquer pessoa com 3 palavras

Descubra como o What3Words te ajuda a navegar geograficamente sem precisar lembrar dos endereços

Anúncios

Quem nunca ficou confuso na hora de lembrar um endereço e não sabia qual era o nome da rua, bairro ou até o número do local que atire a primeira pedra. Se você está cansado de passar por essa situação, saiba que existe um aplicativo chamado What3Words que pode transformar a maneira como você se localiza geograficamente.

Basicamente, esse serviço dividiu o mundo inteiro em blocos de 3 metros quadrados. Depois, estabeleceu uma combinação de três palavras para tornar os endereços mais precisos. Com isso, você pode encontrar desde as entradas de parques até áreas rurais em apenas alguns cliques.

Anúncios

Comece baixando no seu Android ou iOS para entender como o aplicativo funciona. Se preferir, acesse o site oficial para explorar as funcionalidades e aprenda a seguir como essa plataforma pode te salvar na hora de se localizar. 

Print do What3WordsImagem: Reprodução/Google Play Store

Anúncios

O que é o What3Words?

Para começar a explicar o que é o What3Words, a melhor forma é partir de um exemplo. Neste contexto, o endereço do Big Ben dentro do aplicativo oficial aparece como “banir.levei.solda”, o que estabelece uma localização exata em cima de onde está um dos maiores relógios do mundo.

No geral, a designação aleatória dessas palavras é um mecanismo de precisão da localização geográfica que acaba resolvendo diversos problemas. Quando o fundador Chris Sheldrick iniciou o projeto, a proposta era auxiliar pessoas que passaram por problemas parecidos com os dele, crescendo na zona rural de Hertfordshire, na Inglaterra.

Conforme relatado na entrevista que o fundador concedeu à BBC Inglaterra, quando ele era criança, o código postal que tinham em casa nunca apontava exatamente para onde sua família morava. Isso significa que Sheldrick passou anos na sua vida recebendo correspondências de outras pessoas.

Sem contar que era comum ficar parado no meio da estrada esperando os entregadores aparecerem. A princípio, o What3Words surgiu com o sistema padrão de longitude e latitude, mas logo o empresário percebeu que isso não ia dar certo.

Como alternativa e com o apoio de um matemático, Chris Sheldrick percebeu que todos os lugares do mundo podiam ser descritos com combinações de três palavras. E foi assim que, em 2013, a What3Words começou o trabalho de mapear 57 trilhões de quadrados ao redor do mundo inteiro.

Como citado anteriormente, o What3Words estabeleceu uma grade com quadrados de 3 metros por 3 metros. A partir disso, estabeleceu um conjunto de palavras que equivalem à localização geográfica exata.

Leia também: Os 5 melhores apps para monitorar o sono

E qual é a utilização prática desse aplicativo?

Ainda que pareça muito abstrato ou distante da realidade de plataformas que usam localização por satélite, como o Waze ou Google Maps, a realidade é que o What3Words é bem mais preciso. Ao invés de somente te jogar na rua do endereço que está buscando, conte com a plataforma para achar a entrada de edifícios ou terrenos.

Para entender mais sobre as aplicações práticas, é só visualizar como grandes instituições ao redor do mundo adotaram esse sistema, incluindo até órgãos públicos. Por exemplo, a Mongólia utiliza o What3Words para ter um serviço postal de entregas mais preciso no país inteiro.

Por sua vez, a Mercedes Benz, produtora de veículos, adotou o What3Words no sistema de navegação dos seus carros. Aliás, estabeleceu com expansão para mais de 35 idiomas. Porém, não para por aí, até a Cornwall Fire and Rescue Service da Inglaterra passou a usar a tecnologia de geolocalização para fazer resgates.

Aliás, um dos motivos pelo qual o What3Words se tornou tão popular foi a história do resgate de Jess Tinsley e Dan Curry que se ficou conhecida no mundo inteiro. Ao se perderem durante o que deveria ter sido uma trilha tranquila na Floresta Hamsterley, o casal ligou para o serviço de resgate na região pedindo resgate.

Contudo, como estavam perdidos na parte densa da floresta, não haviam pontos de referência que facilitassem esse encontro. A orientação dos agentes de segurança foi que eles baixassem o What3Words e passassem as três palavras que apareciam no indicador de onde estavam.

E foi assim que as palavras “chutado.convergente.futebol” auxiliaram os profissionais. No fim da história, encontraram o casal e os salvaram de ficar perdidos na floresta durante um inverno rigoroso.

Print do What3WordsImagem: Reprodução/Google Play Store

Como esse aplicativo pode te ajudar?

Não é à toa que os serviços de resgate ao redor do mundo estão pedindo para os cidadãos baixarem o aplicativo gratuito do What3Words. Como provado anteriormente, esse sistema é o melhor amigo de quem precisa de socorro, mas as possibilidades vão além desse aspecto de socorro e resgate.

Por um lado, muitos usuários contam com o aplicativo para denunciar incêndios em locais remotos. Em contrapartida, outras pessoas usam o What3Words para compartilhar a localização do bar que estão com os amigos. Assim, se você estiver em uma avenida cheia de bares, não precisa ficar acenando na porta para te encontrarem.

Isso porque o aplicativo joga a localização das pessoas na calçada, ou até mesmo dentro do lugar compartilhado. Com isso, fica mais fácil saber onde você está e onde planeja ir, sem correr o risco de ficar perdido.

E aí, gostou do aplicativo What3Words?

Não fique mais contando com a sorte, mapas imprecisos ou guias de papel na hora de se locomover para um novo endereço. Com o What3Words, turistas e moradores conseguem se localizar sem passar pela dificuldade de ficar perdido.

Compartilhar:

Foto do autor

Bruno

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos de alarme anti-roubo para celular

Aplicativos de alarme anti-roubo para celular

Anúncios Proteger o seu dispositivo móvel é sinônimo de resguardar seus dados pessoais, cuidar do seu patrimônio e manter seus contatos seguros. Neste contexto, existem aplicativos de alarme anti-roubo para o seu celular que ...
Continue lendo →
Aplicativos de aparelho auditivo para melhorar a audição

Aplicativos de aparelho auditivo para melhorar a audição

Anúncios Os aplicativos de aparelho auditivo transformam o seu celular em um dispositivo para melhorar a audição, porque apresentam testes e técnicas para treinar este sentido. Além disso, te auxiliam a identificar problemas na ...
Continue lendo →
Aplicativos para escanear manchas na pele

Aplicativos para escanear manchas na pele

Anúncios Os aplicativos para escanear manchas na pele oferecem aos usuários um pré-diagnóstico essencial na prevenção e tratamento de problemas dermatológicos. Apesar de não substituírem o atendimento médico especializado, dão mais autonomia e controle ...
Continue lendo →
Cookie Consent with Real Cookie Banner