Por que atualizações de software são importantes para a segurança? 

Você pode fugir de tantos problemas desta forma...

Anúncios

Você é aquele tipo de pessoa que adia as atualizações de software até não poder mais? Leia este artigo até o final. Você descobrirá o quão perigoso é esse hábito; seja no computador, seja no smartphone. 

Anúncios

Os principais relatórios de segurança online, como o lançado pela Sophos, são todos categóricos: detectar ameaças e golpes na internet está cada vez mais difícil, uma vez que os criminosos estão se tornando cada vez mais requintados em seus embustes.  

Uma das melhores formas de combater estas ameaças são atualizações de software regulares.

Anúncios

O que são atualizações de software? 

Esta explicação pode parecer óbvia para muitas pessoas, mas outras não fazem exatamente ideia do que seja. De maneira resumida, são melhorias que podem (e devem) ser instaladas nos aplicativos instalados em seus dispositivos a fim de mantê-los em perfeito funcionamento. 

Atualizações de software podem corrigir bugs, falhas de segurança, acrescentar ou remover funcionalidades, melhorar a interface etc. As possibilidades são praticamente infinitas e dependem do propósito da equipe de desenvolvedores por trás do projeto. 

Recentemente, a Microsoft lançou a sua primeira grande atualização para o Windows 11, a 23H2. Por meio dela, várias melhorias incríveis que tornam a experiência com o SO ainda mais fluida. A principal delas é, sem dúvidas, a integração com o Copilot, uma Inteligência Artificial (IA) com todo o sistema. 

Quem não realiza atualizações de software regularmente, não sabe o que está perdendo. Está na hora de mudar isso e iniciar os downloads. 

É difícil realizá-las? 

Grande parte dos aplicativos permitem atualizações de software automáticas. Isso significa que, assim que elas estiverem disponíveis, serão notificadas a você. Alguns podem exigir um trabalho mais manual e complexo, mas costumam ser soluções de código aberto mais simples. 

As atualizações podem ser feitas de várias formas, dentro do próprio software, por meio de notificações personalizadas ou mesmo pela loja de aplicativos aonde você o baixou (como Google Play, App Store ou Microsoft Store). 

Basta possuir uma conexão estável à internet para que o download ocorra sem complicações. É recomendável usar Wi-Fi para essa finalidade, pois certas atualizações de software podem ser bem grandes e consumir uma fatia considerável da sua franquia mensal de dados móveis.

Principais vantagens das atualizações de software 

Estes são os motivos-chave para que você pare de adiar as atualizações: 

  • Maior estabilidade: Alguns softwares, em especial os mais recentes, podem apresentar instabilidade em alguns dispositivos. Atualizações podem resolver esses problemas irritantes e tornar a sua utilização viável novamente; 
  • Segurança redobrada: Os cibercriminosos estão sempre em busca de brechas de segurança em softwares. Atualizações constantes tornam a proteção contra ameaças mais robusta e eficiente, sendo um ponto fundamental na existência de qualquer aplicação nos dias de hoje; 
  • Correções de conformidade: Vez ou outra, governos aplicam sanções em determinados softwares por questões políticas e/ou legais. Atualizações de software podem resolver problemas que outrora trariam complicações jurídicas à empresa e aos usuários; 
  • Novos recursos: Os melhores aplicativos trabalham como organismos vivos em constante evolução. Atualizações de software podem trazer inúmeras funcionalidades adicionais, além de aprimorar a experiência de uso por meio de modificações pontuais de interface; 
  • Compatibilidade melhorada: Trocou o smartphone ou o notebook, mas o aplicativo não está funcionando como deveria no dispositivo novo? Experimente atualizá-lo. Provavelmente há alguma incompatibilidade com a versão mais atual do seu sistema operacional; 

Os fãs inveterados de videogames sabem muito bem como atualizações de software podem ser benéficas – sobretudo em títulos multijogador online. Novos mapas, personagens e itens exclusivos são acrescentados regularmente para tornar a experiência mais agradável e justa para todos. 

Além do mais, usuários domésticos podem atualizar seus browsers de internet para corrigir problemas de desempenho ou segurança. Empresas precisam manter seus sistemas constantemente atualizados, também, uma vez que bandidos virtuais nunca descansam. As atualizações são necessárias para todos os nichos – sem exceção

Como atualizar o seu dispositivo? 

Existem várias formas de executar esta tarefa: 

Windows 10/11 

  1. Clique no botão Iniciar; 
  1. Na barra de pesquisa, digite “Windows Update” e selecione a opção “Verificar se há atualizações”; 
  1. Aguarde a ferramenta de diagnóstico informar o que deve ser baixado, verifique e clique em “Baixar”; 
  1. Espere até que a instalação seja concluída. Caso seja necessário reiniciar o computador, o Windows Update informará na tela. 

Aplicativos da Microsoft Store 

  1. Clique no botão Iniciar e, na barra de pesquisa, digite “Microsoft Store”. Clique no aplicativo; 
  1. No canto inferior esquerdo, clique em Biblioteca; 
  1. No canto superior direito, clique em “Obter atualizações” para iniciar a verificação. Escolha “Atualizar todos” para que a Microsoft Store atualize todos os softwares instalados por meio dela. 

Leia também: Tipos de Ataques Cibernéticos e Como se Proteger – GreyWindic

Google Play 

  1. Abra o Google Play em seu smartphone Android; 
  1. Toque no seu perfil, localizado no canto superior direito da tela. Depois, toque em “Gerenciar apps e dispositivos”; 
  1. Em “Atualizações disponíveis”, toque em “Atualizar tudo” para atualizar todos os softwares instalados. Caso contrário, toque em “Conferir detalhes” para escolher manualmente; 
  1. Aguarde o processo ser concluído. Pode levar tanto alguns instantes como vários minutos, dependendo do número de aplicativos instalados e o poder de processamento do dispositivo. 

App Store 

  1. Abra a App Store em seu smartphone da Apple; 
  1. Na parte superior da tela, toque no seu perfil; 
  1. Role para baixo para visualizar as atualizações pendentes; 
  1. Clique em “Atualizar” ao lado do aplicativo desejado e aguarde o download e a instalação serem concluídos. 

Os procedimentos para as atualizações de software são bem parecidos, não é mesmo? Não há grandes complicações ao longo do processo. Lembre-se de que aplicativos instalados fora dos marketplaces mencionados deverão ser atualizados de acordo com as políticas dos desenvolvedores. 

O seu dispositivo está atualizado? 

Agora que você viu como atualizar o seu sistema operacional e seus aplicativos é fácil e rápido, resta apenas uma pergunta a fazer: faz quanto tempo que você não executa uma rotina de atualizações nos gadgets? 

Esta é uma medida preventiva extremamente recomendada se você quer ter sempre experiências seguras, fáceis e descomplicadas online. “O seguro morreu de velho”, já diziam os antigos.

Compartilhar:

Photo of author

Rafael

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Você também pode gostar

Aplicativos para identificar Rochas e Cristais

Aplicativos para identificar Rochas e Cristais

Anúncios Você encontrou uma pedra diferentona em um passeio ao ar livre e quer saber do que se trata? Está curioso se tem uma pedra preciosa em mãos? Quer conhecer mais sobre as formações ...
Continue lendo →
Aplicativos de alarme anti-roubo para celular

Aplicativos de alarme anti-roubo para celular

Anúncios Proteger o seu dispositivo móvel é sinônimo de resguardar seus dados pessoais, cuidar do seu patrimônio e manter seus contatos seguros. Neste contexto, existem aplicativos de alarme anti-roubo para o seu celular que ...
Continue lendo →
Aplicativos de aparelho auditivo para melhorar a audição

Aplicativos de aparelho auditivo para melhorar a audição

Anúncios Os aplicativos de aparelho auditivo transformam o seu celular em um dispositivo para melhorar a audição, porque apresentam testes e técnicas para treinar este sentido. Além disso, te auxiliam a identificar problemas na ...
Continue lendo →
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner