Você sabe o que é a tecnologia 8K? 

Entretenimento, reinventado. Mas ainda pesa no bolso.

Anúncios

Não faz tanto tempo assim que monitores e televisores 4K apareceram no mercado. Sua qualidade é indiscutível, sobretudo ao assistir filmes e séries atuais ou jogar videogames modernos. No entanto, a tecnologia 8K já está batendo à porta – e você precisa entender melhor sobre ela.

Entenda o conceito por trás da resolução mais alta disponível para telas, o que muda em relação ao 4K e porque você deveria (ou não) aderir a esse novo avanço. 

Anúncios

O que é 8K? 

De maneira simplificada, 8K é uma abreviação que se refere ao número de pixels horizontais da tela; no caso, 8.000. Por padrão, telas 8K têm a resolução de 7.680 x 4320 pixels. Isso significa que a tela tem um total de 33,2 milhões de pixels – o que é bastante, não é mesmo? 

Teoricamente, a qualidade destas telas é substancialmente superior às que possuem resolução 4K (afinal, a densidade de pixels é duas vezes maior). Com isso, detalhes específicos nas imagens, em especial objetos distantes, podem ser mais bem observados. 

Anúncios

Grandes marcas de tecnologia prometem que estas telas são capazes de exibir detalhes nunca antes vistos pelo olho humano. Em alguns cinemas, filmes já estão sendo exibidos em 8K. No universo dos games, alguns títulos são compatíveis, mas ainda não é algo tão comum, pois os jogos tendem a ficar bem mais pesados e apenas PCs avançados são capazes de executá-los adequadamente. 

Como a tecnologia funciona? 

A tecnologia 8K é baseada no padrão Rec. 2020, que oferece uma gama de cores ainda mais extensa que o padrão Rec. 709, comumente utilizado em televisores e monitores nos dias de hoje. 

Além disso, o brilho máximo das telas de últimas geração é bem maior que em 4K. Dentro de cenários mais técnicos, telas 8K podem oferecer algumas vantagens interessantes. 

Projetores e câmeras também podem usufruir bastante desta resolução: ainda que seja uma tendência natural das coisas, poucos são os dispositivos que ainda abraçam essa inovação. 

Principais vantagens do 8K 

Estes são os principais benefícios das telas com 33,2 milhões de pixels: 

  • Melhores cores, brilho e contraste: Designers gráficos e outros profissionais digitais podem tirar bastante proveito desta nova tecnologia. A qualidade adicional é bastante proveitosa nas mãos dos que precisam criar trabalhos visuais incríveis e realistas; 
  • Maior imersão: Se a imagem já fica impressionante em 4K, pode apostar que a diferença fica ainda mais assustadora na nova geração. Jogos e filmes podem tirar vantagem da maior densidade de pixels e inserir efeitos especiais e cenários ainda mais elaborados que o normal; 
  • Melhora imagens de qualidade inferior: Alguns monitores e televisores 8K oferecem recursos de Deep Learning para escalonar imagens SDR para HDR, o que torna a visualização muito mais agradável e prazerosa; 
  • Permite uma análise minuciosa de imagens: Fotos em altíssima resolução podem ser estudadas e editadas com total precisão em telas 8K. A densidade de pixels ajuda a detectar qualquer falha ou objeto indesejado no trabalho final. 

Principais desvantagens 

Como era de se esperar, nem tudo são flores no jardim. Existem algumas desvantagens que devem ser consideradas antes de cogitar entrar nesse universo: 

  • Exigências de hardware: Se você pretende jogar videogame em 8K, saiba que pouquíssimos títulos dão suporte a isso. Além do mais, devido ao aumento vertiginoso de pixels, os jogos se tornam muito mais pesados, o que exige um hardware bastante caro e poderoso para que uma boa experiência seja possível; 
  • Pouco conteúdo: Embora já existam televisores e monitores nesta resolução, ainda são muito poucas as opções de entretenimento no mercado que dão suporte a ela. Sendo assim, pode ser que o seu espectro de opções seja bastante restrito – pelo menos por enquanto; 
  • Preço muito alto: Todas as novas tecnologias de telas trazem preços praticamente proibitivos em seus respectivos lançamentos. Grande parte dos modelos em circulação são destinados a nichos mais abastados. 

Leia também: Jogos Mobile Mais Populares do Ano 2023

Onde comprar telas 8K? 

Você pode comprar estas telas de última geração nos principais marketplaces, como Amazon, eBay ou Best Buy. É relativamente fácil encontrá-los online (especialmente por conta do seu elevado preço de entrada). 

Além disso, você também pode adquirir os produtos nas lojas oficiais das marcas mais consagradas, como Samsung e LG. No entanto, não se esqueça de comparar os preços entre diferentes lojas antes de realizar a compra. Caso encontre cupons de desconto, melhor ainda – o seu bolso agradece. 

Vale a pena? 

É verdade que a tecnologia está em ascensão, ainda que seja bastante cara e limitada a televisores e monitores de nível entusiasta. Não é nenhuma novidade que o 8K será o “novo normal” daqui a alguns anos – mas essa realidade ainda está consideravelmente distante. 

Acontece que esta resolução exige muito mais recursos, o que a torna proibitiva em certas ocasiões. Por exemplo, pessoas com conexões de internet não tão boas certamente terão problemas em assistir filmes e séries em uma resolução tão alta. A razão por trás disso é que o tamanho do arquivo baixado durante o streaming fica muito maior que o 4K, o que consome mais banda dos servidores, também. 

Além do mais, os gamers precisam de um hardware incrivelmente refinado para rodar jogos nesta resolução. Imagine que muitos títulos recentes sequer rodam adequadamente em 4K durante o lançamento; imagine novamente esse problema, só que multiplicado duas vezes.

No entanto, estes pontos negativos não significam, de forma alguma, que uma tela 8K seja uma má ideia. Esse padrão se tornará cada vez mais comum ao longo dos anos e só existem vantagens em termos de qualidade, cores, brilho e contraste. Porém, a migração pode ser mais vantajosa se você puder arcar com o alto custo de estar na vanguarda. 

Pare e pense.

Uma qualidade de imagem perfeita é o desejo intrínseco de qualquer pessoa, ainda que nem todos admiram isso em voz alta. Mas quanto você gastaria para alcançar esse objetivo? Sua vida pode ficar melhor com uma tela 8K? 

Estas são apenas algumas perguntas que você deve fazer para si antes de abraçar tecnologias muito recentes. Isso porque o custo de entrada delas é sempre muito alto e tende a cair substancialmente em poucos anos. 

Você está pensando em comprar uma tela destas? Ou prefere esperar mais um pouco? 

Compartilhar:

Foto do autor

Rafael

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos de alarme anti-roubo para celular

Aplicativos de alarme anti-roubo para celular

Anúncios Proteger o seu dispositivo móvel é sinônimo de resguardar seus dados pessoais, cuidar do seu patrimônio e manter seus contatos seguros. Neste contexto, existem aplicativos de alarme anti-roubo para o seu celular que ...
Continue lendo →
Aplicativos de aparelho auditivo para melhorar a audição

Aplicativos de aparelho auditivo para melhorar a audição

Anúncios Os aplicativos de aparelho auditivo transformam o seu celular em um dispositivo para melhorar a audição, porque apresentam testes e técnicas para treinar este sentido. Além disso, te auxiliam a identificar problemas na ...
Continue lendo →
Aplicativos para escanear manchas na pele

Aplicativos para escanear manchas na pele

Anúncios Os aplicativos para escanear manchas na pele oferecem aos usuários um pré-diagnóstico essencial na prevenção e tratamento de problemas dermatológicos. Apesar de não substituírem o atendimento médico especializado, dão mais autonomia e controle ...
Continue lendo →
Cookie Consent with Real Cookie Banner