O futuro da biometria na sua segurança digital 

"Coloque seu dedo no sensor para continuar a ler este artigo."

Anúncios

Não se trata somente de uma tecnologia que traz praticidade e rapidez na utilização de dispositivos. A biometria assume um papel muito importante no que se refere à segurança digital.  

Graças à popularização desta tecnologia, mesmo os smartphones mais simples vêm de fábrica com ela. Bilhões de pessoas são capazes de usar biometria para tornar determinados processos mais intuitivos e simplificados. 

Anúncios

Mas como a tecnologia funciona? Quais são as suas principais aplicabilidades? Entenda tudo isso e muito mais ao longo deste artigo! 

 

Como a biometria funciona? 

Trata-se de um sistema refinado de identificação que registra características físicas do usuário, como o mapeamento de digitais ou da retina, para validar o seu acesso a determinadas aplicações.

Anúncios

Assim que você configura as suas digitais no smartphone, será possível acessá-lo rapidamente com os dedos, sem a necessidade de inserir senhas, códigos PIN ou tantos outros métodos de validação de identidade. Trata-se, portanto, de uma maneira muito mais prática de realizar o trabalho.

A biometria está cada vez mais presente na vida das pessoas, seja na esfera pessoal ou profissional. Muitas catracas eletrônicas permitem o controle de entrada e saída de funcionários. Assim, todos poderão trabalhar tranquilamente sem correr o risco de perder cartões de acesso ou esquecer senhas.

Para tanto, os dados biométricos são registrados nos dispositivos e comparados com a sua fisionomia. Quando uma correspondência exata é encontrada, o acesso é concedido a determinada aplicação. Os pontos-chave precisam corresponder, ou o processo terá de ser repetido.

Trata-se de algo pessoal e intransferível, o que a torna incrivelmente segura e interessante de ser usada em vários cenários.

Principais aplicações da biometria 

Estas são as tecnologias que atualmente fazem uso extensivo de biometria para melhorar e agilizar os seus processos: 

  • Reconhecimento facial; 
  • Reconhecimento por voz; 
  • Reconhecimento de íris; 
  • Impressão digital; 
  • Reconhecimento de assinatura. 

Estes recursos costumam estar presentes nos smartphones mais atualizados do mercado, além de alguns equipamentos específicos, como catracas e fechaduras eletrônicas, e outros dispositivos empresariais que exigem validação rápida de seus funcionários.

Seja sincero: faz tempo que você não usa mais senhas ou PIN para desbloquear a tela do seu dispositivo móvel, não é mesmo? Colocar o dedo no sensor de biometria é muito mais rápido e prático. Grande parte dos leitores certamente se enquadra nesse quesito, e motivos não faltam para isso.

Embarques em alguns aeroportos já podem ser feitos por meio de biometria. Basta que as suas informações pessoais estejam registradas em um sistema integrado ao de bilheteria. Sendo assim, é seguro afirmar que essa tecnologia revolucionária chegou para ficar.

Vantagens e desvantagens 

Como era de se esperar, existem pontos fortes e negativos a respeito da biometria. Eis os principais deles: 

Leia também: Cartões com aproximação: seus prós e contras

Prós 

  • Segurança: A biometria é considerada uma das formas mais segura de autenticação, uma vez que as informações são todas pessoais e intransferíveis; 
  • Precisão: De maneira geral, a tecnologia é bastante precisa e apresenta resultados excelentes para validações rápidas; 
  • Eficiência: Em vez de memorizar senhas difíceis ou utilizar itens físicos para autenticação, a biometria simplifica a acessibilidade por meio do registro de certas características físicas dos seus usuários; 
  • Personalização: Tendo em vista que as informações são pessoais, a maneira de autenticação se torna única. 

Contras 

  • Custos: Dependendo do dispositivo e da finalidade, inserir serviços de biometria pode ser algo bastante dispendioso; 
  • Privacidade: Muitas pessoas alegam que a biometria pode ser entendida como invasão de privacidade, uma vez que coleta informações pessoais e sensíveis dos usuários para realizar validações; 
  • Vulnerabilidades: Certos ataques hacker podem ser capazes de comprometer a integridade deste método de autenticação; 
  • Falhas técnicas/limitações naturais: Caso o sensor apresente problemas de leitura ou o usuário sofra de lesões ou doenças nos pontos de validação, a biometria simplesmente não funcionará. 

 

Qual é o futuro da tecnologia? 

A biometria é uma tecnologia em constante evolução e está sendo testada cada vez mais em novas tecnologias. Hoje, praticamente todos os smartphones têm sensores dedicados a isso; alguns notebooks também estão vindo com sensores de fábrica para que seus usuários façam login sem a necessidade de senhas.

Mesmo as instituições bancárias, sempre focadas na segurança e na privacidade de seus usuários, têm utilizado este recurso para agilizar os processos financeiros de seus clientes. Grande parte dos aplicativos de internet banking aceitam biometria para efetuar o processo de validação.

Entretanto, é importante mencionar que a tecnologia também é vista com maus olhos por alguns. A coleta de informações biométricas pode ser interpretada como uma violação à privacidade do corpo da pessoa, uma vez que dados físicos são armazenados pelos dispositivos.

Além disso, existem algumas vulnerabilidades que podem comprometer a segurança dos usuários. Por exemplo, existem artifícios capazes de copiar as digitais de uma pessoa e realizar logins por biometria sem a presença dela. É um processo bastante complicado e que nem sempre funciona, mas é uma possibilidade real, de qualquer forma.

Isto não significa que você não deva usar biometria no seu dia a dia. Verdade seja dita, pouquíssimas pessoas enfrentam problemas de segurança ou compatibilidade. Trata-se muito mais de uma comodidade segura do que qualquer outra coisa.

A biometria definitivamente chegou para ficar. Não há para onde correr. Utilize-a com consciência e aproveite todas as suas benesses para tornar a sua vida mais segura e ágil.

Compartilhar:

Foto do autor

Rafael

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para escanear manchas na pele

Aplicativos para escanear manchas na pele

Anúncios Os aplicativos para escanear manchas na pele oferecem aos usuários um pré-diagnóstico essencial na prevenção e tratamento de problemas dermatológicos. Apesar de não substituírem o atendimento médico especializado, dão mais autonomia e controle ...
Continue lendo →
conversão de moeda

Aplicativos de conversão de moeda para viajantes

Anúncios Você já viajou para algum país do exterior e, ao comprar uma lembrança para alguém da sua família, enfrentou o desafio de converter rapidamente a moeda local? Sair para conhecer outros lugares, com ...
Continue lendo →
Florais de bach para ansiedade

Florais de Bach para ansiedade e estresse 

Anúncios Você certamente já ouviu falar desta terapêutica natural: os florais de Bach foram desenvolvidos pelo doutor Edward Bach com o objetivo de curar os mais variados problemas de saúde. Além disso, eles também ...
Continue lendo →