Meditação simples para iniciantes: comece sua nova fase hoje 

Precisa desligar a mente das preocupações? Uma meditação simples pode ajudar.

Anúncios

Em vez de procurar a paz à sua volta, que tal encontrá-la dentro de si? À primeira vista, pode parecer uma frase enigmática ou mesmo inócua; contudo, se você não estiver satisfeito consigo, não encontrará conforto no colo de nenhuma outra pessoa.

Uma meditação simples para iniciantes pode ser o que você tanto buscava para encontrar um pouco de tranquilidade, mesmo que esteja em meio à agitação e ao barulho das grandes cidades.

Anúncios

 

Cuidados importantes antes de começar 

Atente-se aos detalhes abaixo e contemple a introspecção por alguns minutos: 

Escolha um lugar tranquilo, se possível 

Caso tenha um recinto silencioso em sua casa, aproveite-o nos próximos instantes. Paz e tranquilidade ajudam a se conectar com seus pensamentos.

Anúncios

Além disso, garanta que ninguém interromperá a sua meditação. Interrupções podem ser realmente incômodas e irritantes, sobretudo quando você já estiver em um processo de transe mais avançado.

Foco na respiração 

Feche os olhos e se concentre na sua frequência respiratória. Experimente respirar profundamente pelo nariz e expirar delicadamente pela boca: é uma ótima maneira de abrir qualquer meditação mindfulness. 

Atenção à postura 

Você pode ficar deitado, se estiver praticando meditação para dormir, ou sentado em algum lugar confortável. Ainda que a postura de pernas cruzadas seja a mais conhecida, ela não é obrigatória: fique de maneira que os seus músculos fiquem adequadamente relaxados. 

Prepare o local 

Uma boa música para meditação pode ser escolhida para compor uma playlist de meditação guiada, por exemplo. É possível encontrá-las facilmente em aplicativos de streaming de músicas, como o Spotify (disponível na App Store e no Google Play). 

Meditação simples para iniciantes 

Hora de começar. Antes de mais nada, saiba que nem todas as pessoas são capazes de se concentrar adequadamente nas primeiras vezes. Isso é perfeitamente natural; o processo de transe é gradativo e pode levar alguns dias ou mesmo semanas, dependendo do seu estado de espírito. 

Você pode fazer meditação matinal, antes de dormir ou em horários separados apenas para essa finalidade.  

Respiração Pranayama 

“Prana” significa “força vital”, enquanto “ayama” significa “regular”. Trata-se de um exercício contínuo de respiração para expelir energias negativas e melhorar a concentração e a cognição. 

Existem três técnicas principais: 

  • Ujjayi: Também conhecida como “respiração vitoriosa”, é uma técnica de respiração suave, sussurrante que energiza todas as partes do corpo e traz calma aos pensamentos mais íntimos; 
  • Dirgha: Pode ser chamada também de “respiração profunda”: faça inspirações e expirações longas e sinta abdômen, tórax e clavículas trabalhando em sintonia; 
  • Simhasana: A técnica “bafo de leão” sugere inalações simples, mas exalações fortes. Ela é muito útil para liberar tensões e descarregar sentimentos agressivos. 

Leia também: As melhores opções de aplicativos de entrega rápida e courier

Pratique diariamente todas estas técnicas: você verá como elas podem ser bastante úteis no controle das emoções! 

 

Primeiros passos 

Para começar, fique deitado ou sentado confortavelmente em um lugar tranquilo. Faça todos os preparativos necessários ao redor, se precisar. Esse exercício pode ser feito em 3, 5 ou 10 minutos, dependendo da sua disponibilidade de horário. 

Feche os olhos e concentre-se totalmente na sua respiração. Comece com três inspirações profundas e solte o ar lentamente entre cada uma delas. Ouça todos os sons ao seu redor; tente reconhecê-los, mas sem recorrer aos olhos.

Por alguns instantes, permita à sua mente que todo e qualquer tipo de pensamento passe por ela. Não lute contra eles. Apenas permita que a sua mente divague. Cerca de 30 segundos depois, desacelere delicadamente os pensamentos e coloque uma ou ambas as mãos no seu peito.

Sinta a respiração fluir. Respire normalmente, sem empregar qualquer técnica específica. Apenas perceba o movimento oriundo do ato de respirar.

Imagine que um feixe de luz solar está se aproximando de você. Deixe que ele suba lentamente e toque cada parte do seu corpo: seus pés, suas pernas, sua barriga, seu tórax, seus braços e, por fim, a sua cabeça. Leve o tempo que for preciso enquanto sente esse feixe de energia.

Depois de sentir esta energia vital em sua cabeça por alguns segundos, pergunte-se como está se sentindo agora. Ansioso? Calmo? Irritado, talvez? Pratique uma das técnicas pranayama citadas anteriormente. Três vezes, pelo menos.

Permita que a sua mente faça o que quiser por alguns instantes. Depois, retorne à sua respiração habitual. Agradeça ao Universo pela boa saúde, pela comida que nutre seu corpo e alma, pelas pessoas próximas que querem apenas o seu bem.

Passe alguns instantes percebendo como cada parte do seu corpo está. Dos pés à cabeça, lentamente; se tudo estiver bem, respire profundamente uma a três vezes e, quando estiver pronto, abra delicadamente os olhos. Levante-se sem pressa quando tudo terminar.

Conheça várias outras técnicas 

Existem várias opções: meditação budista, calma, mindfulness, zen e tantas outras. Embora todas elas sirvam para os mesmos propósitos, algumas delas podem ser mais interessantes que outras em determinados cenários.

Por exemplo, a meditação Vipassana tem foco na observação direta da realidade, o que inclui pensamentos e sensações físicas. Por outro lado, a meditação Metta (Amor-Bondade) tenta cultivar sentimentos de empatia, amor e compaixão pelo próximo e pode ser feita em qualquer lugar, por meio de afirmações positivas.

Já a meditação mantra busca encontrar estados mais profundos de consciência: ela é melhor praticada em situações silenciosas, isoladas.

Sendo assim, não existe uma técnica “melhor” que outra: trata-se de uma questão de local, oportunidade e, claro, gosto particular. Pense bem: qual dessas técnicas você gostaria de conhecer?

Se precisar de uma ajudinha nestes assuntos, o aplicativo Headspace (disponível na App Store e no Google Play) poderá ajudar. Não perca! 

Compartilhar:

Photo of author

Rafael

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Você também pode gostar

Aplicativos para identificar Rochas e Cristais

Aplicativos para identificar Rochas e Cristais

Anúncios Você encontrou uma pedra diferentona em um passeio ao ar livre e quer saber do que se trata? Está curioso se tem uma pedra preciosa em mãos? Quer conhecer mais sobre as formações ...
Continue lendo →
Aplicativos de alarme anti-roubo para celular

Aplicativos de alarme anti-roubo para celular

Anúncios Proteger o seu dispositivo móvel é sinônimo de resguardar seus dados pessoais, cuidar do seu patrimônio e manter seus contatos seguros. Neste contexto, existem aplicativos de alarme anti-roubo para o seu celular que ...
Continue lendo →
Aplicativos de aparelho auditivo para melhorar a audição

Aplicativos de aparelho auditivo para melhorar a audição

Anúncios Os aplicativos de aparelho auditivo transformam o seu celular em um dispositivo para melhorar a audição, porque apresentam testes e técnicas para treinar este sentido. Além disso, te auxiliam a identificar problemas na ...
Continue lendo →
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner