Jardinagem com crianças: inclua os pequenos, também! 

Plante os cuidados com o planeta Terra do lado de quem você mais ama.

Anúncios

Projetos artísticos de jardinagem podem ser feitos com excelência por pessoas de todas as idades – inclusive os seus filhos e alunos! Que tal ensinar as pessoas a cuidarem bem da terra e a olharem o meio ambiente com outros olhos? 

Pois é: crianças tendem a ser mais ecologicamente conscientes se tiverem contato com as plantas desde cedo. Muitas escolas ao redor do mundo já fazem com que os pequenos sujem as mãos: e os seus? Já começaram a participar dessa mudança? 

Anúncios

Jardinagem com crianças fica muito mais interessante (e divertido)!

 

Anúncios

Plantando com uma criança: cuidados básicos 

Antes de começar os trabalhos, é muito importante tomar algumas precauções iniciais. Eis as principais: 

  • Escolha as ferramentas certas: Alguns utensílios, como tesouras de jardinagem e espátulas podem causar ferimentos sérios se não forem utilizados adequadamente. É possível encontrar opções dedicadas para o público infantil em lojas especializadas; 
  • Supervisione o tempo inteiro: Toda a atividade deve ser monitorada por adultos. As ferramentas precisam ser utilizadas da maneira correta; 
  • Escolha as plantas: Certas espécies podem causar irritações ou intoxicações. Outras tendem a atrair insetos que podem machucá-los, também! Opte por plantas que sejam completamente seguras para os pequenos; 
  • Compre roupas adequadas: As roupas que você usa no dia a dia certamente não devem ser usadas durante a jardinagem. Existem vestimentas e acessórios específicos que devem ser usados durante todo o processo; 
  • Faça-as lavar as mãos: Nunca esqueça de cobrar a correta higienização das mãos depois de todo o trabalho! Sobretudo entre as unhas, onde pode haver grande acúmulo de terra, adubo e tantos outros sedimentos. 

Qual o custo de um projeto de jardinagem? 

Esta pergunta é bem complicada de ser respondida diretamente, uma vez que não existe um padrão específico para ela. Os custos envolvendo o plantio e os cuidados dependem do tamanho do projeto, das plantas que você escolheu e de todos os materiais envolvidos para que tudo aconteça. 

Se você não sabe por onde começar, não tem problema: o Cultivos da Caseiro possui 3 projetos bem fáceis e que podem ser feitos com crianças! O melhor de tudo: todos eles são bem baratos e cabem nos bolsos de praticamente qualquer pessoa. 

Itens obrigatórios 

Independentemente do que você fizer, estes 7 utensílios jamais podem ficar de lado quando o assunto é jardinagem com crianças (ou mesmo sem elas): 

  1. Pá; 
  1. Espátula fina; 
  1. Rastelo; 
  1. Tesoura de poda; 
  1. Luva; 
  1. Borrifador; 
  1. Regador. 

Leia também: Melhores aplicativos para ciclismo

Obviamente, pode ser que você precise de itens adicionais: isso depende principalmente do que você vai plantar. Busque opções infantis para que os pequenos as usem com mais segurança e facilidade, sempre que possível! 

Como plantar com uma criança? 

A jardinagem com crianças é capaz de ensinar sobre o ciclo da vida das plantas. É importante que as crianças entendam todas as etapas necessárias até chegar no resultado final! 

Para começar, pode ser uma boa ideia seguir os passos abaixo: 

Construa um mini-viveiro 

Este projeto pode ser bastante acessível e fácil de começar: por meio dele, pequenas sementes poderão ser acompanhadas desde o início, até que germinem e demonstrem todo o seu potencial. 

Uma pequena estufa costuma bastar para proteger as plantações, mesmo durante o inverno. Pode ser feita tanto em uma varanda coberta como em uma área mais protegida do imóvel: o importante é separar um espaço exclusivamente para esse fim. 

Assim que legumes, ervas ou flores germinarem, coloquem-nas em locais adequados e, claro, não esqueça de cobrar os pequenos de regá-las regularmente! 

Crie um jardim sensorial 

Que tal criar um contato com a natureza mais intensivo, mas sem ter de sair de casa? Esse tipo de projeto pode ser incrível para manter os ânimos em ordem – além de ser extremamente útil para determinadas atividades homeopáticas, como obter ervas específicas para chás, por exemplo. 

Imagine entrar em um jardim marcado por deliciosos cheiros de ervas, além de flores coloridas e temáticas: que lar não ficaria mais colorido e alegre dessa forma?  

Pense nas cores e nos aromas que as crianças mais gostam e, se possível, compre sementes e materiais necessários para trazer plantas de acordo. Esse tipo de atenção aos detalhes não só é obrigatório no universo da jardinagem, como cria um sentimento de pertencimento à tarefa! 

Ensine de maneira lúdica 

O mundo adulto pode ser bastante entediante e cansativo para os pequenos. Em vez de ensinar tudo de maneira fria e direta ao ponto, que tal inserir um pouquinho de didática escolar no meio? 

Coloque a atividade de jardinagem como algo que trará recompensas eventuais: por exemplo, pequenas vantagens no dia a dia, um aumento na mesada, enfim – valorize o trabalho deles! Afinal, todo o ambiente fica muito mais bonito e natural por conta deles, também. 

Acima de tudo: divirta-se! 

O teórico da comunicação Marshall McLuhan já dizia que separar aprendizado de diversão é uma péssima ideia. As crianças aprendem muito mais rápido (e melhor) quando tudo é apresentado de maneira leve e lúdica. 

O jardim que vocês vão construir é um refúgio contra os revezes da vida; portanto, toda a energia que você depositar no solo crescerá. Que tal fazer com que a terra germine apenas momentos de felicidade e união familiar? Jardinagem com crianças pode ser incrível para você, também!

Compartilhar:

Foto do autor

Rafael

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para escanear manchas na pele

Aplicativos para escanear manchas na pele

Anúncios Os aplicativos para escanear manchas na pele oferecem aos usuários um pré-diagnóstico essencial na prevenção e tratamento de problemas dermatológicos. Apesar de não substituírem o atendimento médico especializado, dão mais autonomia e controle ...
Continue lendo →
conversão de moeda

Aplicativos de conversão de moeda para viajantes

Anúncios Você já viajou para algum país do exterior e, ao comprar uma lembrança para alguém da sua família, enfrentou o desafio de converter rapidamente a moeda local? Sair para conhecer outros lugares, com ...
Continue lendo →
Florais de bach para ansiedade

Florais de Bach para ansiedade e estresse 

Anúncios Você certamente já ouviu falar desta terapêutica natural: os florais de Bach foram desenvolvidos pelo doutor Edward Bach com o objetivo de curar os mais variados problemas de saúde. Além disso, eles também ...
Continue lendo →