IA no ambiente de trabalho: quais são as principais tendências? 

Sabe por que a IA nunca foi amiga do robô? Porque ela é muito artificial.

Anúncios

A Forbes Brasil está otimista em relação à utilização de Inteligência Artificial (IA) nos negócios: a reportagem aponta que essa tecnologia penetrará profundamente em assuntos, como: automação de processos, análise de dados em tempo real, personalização de serviços e tantos outros. 

Desde a popularização do ChatGPT, um dos primeiros chatbots de inteligência artificial, todas as grandes marcas de tecnologia passaram a oferecer protótipos de IA para aprimorar os seus serviços. Para você ter ideia, o desenho que você verá logo abaixo foi feito totalmente por algoritmos. O resultado final ficou incrível, não é mesmo?! 

Anúncios

Obviamente, existe esforço humano para a sua concepção e edição. Nem tudo foi criado por máquinas. No entanto, é inegável que essas tecnologias emergentes são perfeitamente capazes de tornar a vida de todos muito mais fácil, tanto pessoalmente como profissionalmente. 

Como funciona uma IA? 

As aplicações de Inteligência Artificial mais proeminentes hoje em dia são conhecidas como IAs generativas: para que elas criem respostas adequadas, é necessário fazer perguntas claras e objetivas. 

Anúncios

Por exemplo, o Copilot, chatbot lançado recentemente no browser Microsoft Edge, combina informações armazenadas no Microsoft Graph por meio do modelo GPT-4 da OpenAI, criadora do ChatGPT. Basta clicar no ícone no canto superior direito da tela, selecionar o chatbot e perguntar a ele qualquer coisa: em poucos segundos, uma resposta precisa e elaborada será dada. 

O Bard, do Google, funciona rigorosamente da mesma forma: a diferença é que a linguagem que ele utiliza tende a ser um pouco menos natural. No entanto, as bases de dados de ambos são praticamente iguais, também. 

Esta tecnologia pode ser empregada para criar respostas ou escrever redações, ainda que elas ainda sejam bastante genéricas e sem criatividade. Além disso, imagens belíssimas também podem ser criadas de maneira procedural por esses algoritmos. 

Tanto o Adobe Photoshop como o Canva possuem ferramentas por IA avançadas, as quais podem reduzir drasticamente o tempo de produção de artes para redes sociais, capas de livros e tantas outras opções: as possibilidades são praticamente ilimitadas! 

O mundo está nas suas mãos, mais do que nunca: você precisa aprender a utilizar IA a seu favor, com urgência. 

Vantagens de usar IA no trabalho 

Os benefícios por usar Inteligência Artificial nos negócios são incontáveis. Esses são os mais conhecidos: 

  1. Assistente virtual: Em vez de perder vários minutos (ou mesmo horas) pesquisando sobre certos assuntos, que tal usar a IA para fazer a pesquisa por você e enviar um resumo? Essa é uma funcionalidade extremamente importante e útil, sobretudo para facilitar o gerenciamento de tempo; 
  1. Personalização: Todos os processos profissionais, sem exceção, podem ser customizados para se adequarem às necessidades de todos os colaboradores. Uma interface amigável e intuitiva faz toda a diferença para que a produção se torne prazerosa e confortável para todos; 
  1. Maior segurança: Os algoritmos podem proporcionar uma segurança aprimorada, visto que podem ser empregadas para detectar ameaças e prever ataques cibernéticos ou vazamentos de dados; 
  1. Tarefas automatizadas: Certos processos podem ser bastante entediantes e repetitivos, o que aumenta as chances de erros. Uma IA bem parametrizada pode automatizar boa parte dessas tarefas e, com isso, melhorar a produtividade das equipes; 
  1. Criatividade: Nunca é uma boa ideia deixar os algoritmos fazerem todo o trabalho criativo das pessoas. No entanto, eles podem ajudar você a buscar inspiração nos lugares certos; 
  1. Análise de dados: Grandes conjuntos de dados podem ser automaticamente verificados e auditados por IA. Não é mais preciso dedicar pessoas apenas para essa finalidade. 
  1. Manutenção melhorada: A IA pode ser configurada para detectar falhas em dispositivos diversos. Com isso, pode-se programar notificações para reparos ou manutenções regulares, evitando acidentes ou interrupções na produção. 

Leia também: Tendências de Moda para as Estações do Ano – GreyWindic

É importante mencionar que estes são apenas alguns exemplos: dezenas de outros poderiam ser ilustrados aqui, mas deixariam o texto excessivamente grande. O objetivo é simplificar as coisas; jamais torná-las maçantes. 

Aonde a IA já está sendo utilizada? 

Estas tecnologias gerativas estão sendo amplamente implementadas em vários produtos e serviços digitais. Por exemplo, a Amazon usa IA para personalizar recomendações de produtos para seus clientes em todo o mundo, além de melhorar sua cadeia de suprimentos com muito mais velocidade, também. 

A IBM faz uso da tecnologia para tornar os seus processos de negócios mais seguros, ágeis e eficientes; da mesma forma, ela desenvolve soluções inteligentes para outras empresas melhorarem os seus resultados. Outras grandes empresas, como a Oracle, a Salesforce e a SAP também entraram no jogo e disponibilizam serviços bem parecidos. 

Isso, claro, sem contar as milhares de startups que estão utilizando massivamente recursos de IA para conseguir resultados financeiros positivos. Tendo em vista que várias dessas soluções podem ser encontradas gratuitamente, iniciantes nesse universo já podem explorar as vastas oportunidades que as IAs têm a oferecer.

Qual será o próximo passo? 

Como você pode ver, a tendência é que todos os processos digitais abracem soluções com IA nos próximos anos. Dificilmente será possível escapar dessa realidade – e as razões não são poucas. 

Espera-se que, nos próximos anos, as respostas destes algoritmos se tornem cada vez mais precisas e confiáveis: elas atualmente cometem gafes durante a apuração de informações, além de produzirem imagens esquisitas quando envolvem membros superiores e inferiores de pessoas. 

Com o tempo, estas tecnologias de aprendizado de máquina entendem melhor as solicitações das pessoas e refinam os seus resultados finais; contudo, isso pode levar um tempo considerável. Até lá, é importante ter paciência e ajudá-las a produzir cada vez mais e melhor. 

Tecnologias blockchain e IoT (Internet das Coisas) podem ser facilmente integradas por meio de IA: o processo de intercambiamento se torna muito mais fácil e simplificado dessa forma.  

Você já usa IA no seu dia a dia? 

Milhões de pessoas e empresas estão usando Inteligência Artificial diariamente para tornar tudo mais rápido e prático. Esse já o seu caso? Se sim, quais aplicações com IA você está utilizando atualmente? Tanto faz a finalidade – o importante é aprender a usá-las da melhor maneira possível.

Usar a internet nunca foi tão fácil… 

Compartilhar:

Foto do autor

Rafael

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos de alarme anti-roubo para celular

Aplicativos de alarme anti-roubo para celular

Anúncios Proteger o seu dispositivo móvel é sinônimo de resguardar seus dados pessoais, cuidar do seu patrimônio e manter seus contatos seguros. Neste contexto, existem aplicativos de alarme anti-roubo para o seu celular que ...
Continue lendo →
Aplicativos de aparelho auditivo para melhorar a audição

Aplicativos de aparelho auditivo para melhorar a audição

Anúncios Os aplicativos de aparelho auditivo transformam o seu celular em um dispositivo para melhorar a audição, porque apresentam testes e técnicas para treinar este sentido. Além disso, te auxiliam a identificar problemas na ...
Continue lendo →
Aplicativos para escanear manchas na pele

Aplicativos para escanear manchas na pele

Anúncios Os aplicativos para escanear manchas na pele oferecem aos usuários um pré-diagnóstico essencial na prevenção e tratamento de problemas dermatológicos. Apesar de não substituírem o atendimento médico especializado, dão mais autonomia e controle ...
Continue lendo →
Cookie Consent with Real Cookie Banner