Cuide bem do seu bonsai com estas dicas 

Traga um pouco do zen-budismo para a sua vida!

Anúncios

O bonsai é uma das menores e mais graciosas árvores do mundo, além de ter raízes profundas e muito antigas na civilização asiática. Embora o nome seja japonês (e significa “árvore em bandeja”), ela começou a receber cuidados especiais no Império Chinês

Os chineses, por volta de 700 a.C., começaram a praticar uma arte intitulada “pun-sai”: árvores anãs passaram a ser cultivadas em bandejas e trabalhadas de forma a ficarem belíssimas. 

Anúncios

Apenas a nobreza era capaz de praticar o “pun-sai”: espécimes nativos eram coletados cuidadosamente e utilizados como presentes de luxo entre seus pares. Porém, foi durante o Período Kamakura (1185-1333) que o Japão passou a introjetar vários desses aspectos culturais à sua realidade. 

Como era de se esperar, os japoneses seguiram regras bem rígidas em relação aos cuidados com estas árvores. Muitas técnicas foram aprimoradas pelo zen-budismo e são passadas até as outras gerações ainda hoje! 

Anúncios

Benefícios em ter o seu bonsai 

Ainda está pensando se vale ou não a pena comprar uma destas árvores e tratá-las com amor e carinho? Eis algumas razões para você cogitar nisso: 

  • Relaxamento: Cultivar um bonsai pode ser algo extremamente terapêutico. O trabalho por trás dessa arte é bastante delicado e exige tempo; 
  • Conexão com o verde: Cuidar de plantas em casa é uma excelente forma de trazer a natureza para dentro dos meios urbanos. Essa necessidade é intrínseca a muitos indivíduos e precisa ser praticada frequentemente; 
  • Mais precisão: Gostaria de tornar as suas mãos mais firmes e precisas para realizar trabalhos delicados? Cuidar de um bonsai pode ser extremamente benéfico nesse sentido; 
  • Longevidade: Não se engane pelo tamanho! Estas árvores vivem por muitos anos e são bastante resistentes ao teste do tempo. Portanto, não se preocupe em ter de gastar dinheiro tão cedo para renovar o seu jardim; 
  • Beleza e decoração: Pode ser que algumas árvores em miniatura sejam tudo o que você precisa para deixar aquele ambiente da sua casa muito mais bonito e relaxante! 

Como cultivar um bonsai? 

Esta tarefa requer bastante atenção e técnica ao longo de todo o processo: mas não é difícil como alguns fazem parecer! Na verdade, depois de algum tempo de prática, tudo será feito de maneira leve e natural. 

Descubra como manter o seu bonsai sempre lindo e saudável e o tenha em sua residência por muito mais tempo: 

Quando e como regá-lo? 

A quantidade de regas dependerá de algumas questões importantes, como temperatura e condições climáticas (chuvas, períodos secos etc.). É recomendável regar diariamente em dias amenos, durante a manhã ou no fim da tarde.

Uma forma rápida e eficaz de verificar a umidade é afundar um palito na terra dentro do vaso: se ele sair encharcado, significa que a terra não precisa ser regada no momento.

Cuidado: se você molhar demais o seu bonsai, poderá apodrecer as raízes.

Leia também: Reformas e decoração: use seu smartphone para lhe ajudar!

Com podá-lo? 

Esta tarefa deve ser feita após 3 a 6 meses. É importante perguntar ao floricultor na hora da compra para entender melhor sobre a espécie que você vai levar para casa.

Você pode remover galhos e brotos que ultrapassaram o tamanho e formato que você gostaria de manter; nesses casos, uma tesourinha bem afiada é altamente recomendada ao longo de todo o processo.

Identifique cuidadosamente os ramos que devem ser podados, corte-os delicadamente e crie o formato que você deseja. Esse processo pode demorar bastante: não tenha pressa! Em vez disso, que tal aproveitar o momento e relaxar a mente?

Com isso, a árvore crescerá de maneira mais uniforme naturalmente, reduzindo o tempo necessário para executar as manutenções.

Acompanhe este vídeo e descubra técnicas incríveis sobre como podar seu bonsai! 

Escolha o vaso ideal 

O desenvolvimento da sua árvore de bonsai depende do lugar onde você a armazena. A profundidade ideal deve ser de uma a duas vezes a espessura do tronco. Sua largura deve ter cercad e 2/3 da altura da planta

Prefira vasos com furos de drenagem no fundo: dessa forma, você poderá controlar a umidade da areia com mais facilidade, além de permitir que o excesso de água saia rapidamente, caso você tenha exagerado ao regar. 

Em questão de estilo, a melhor escola varia de acordo com o visual da sua planta: vasos ovais tendem a ficar melhores em árvores com troncos curvados, enquanto vasos retangulares deixam árvores com tronco ereto mais majestosas.  

Encontrar vasos para bonsai é bem fácil, sobretudo na internet: pesquise bastante que você encontrará os estilos que deseja! 

Lembre-se: os vasos devem ser trocados a cada 3 anos. A árvore tende a crescer consideravelmente ao longo desse tempo e não caber mais confortavelmente como antes. 

Atenção às pragas e doenças 

Verifique regularmente o seu bonsai em busca de quaisquer sinais de pragas ou doenças. Alguns problemas podem comprometer rapidamente a vida da sua querida plantinha! Seja sempre vigilante.

Caso encontre algo preocupante, trate-o imediatamente: se tiver dúvidas, converse com o floricultor e veja se ele tem algum tipo de tratamento para recomendar.

Cuidar é viver bem 

Ter cuidados com o bonsai ensina as pessoas a terem mais paciência e atenção aos detalhes, além de mais ternura e dedicação às pequenas coisas. Afinal, são os pequenos gestos que encantam e são passados às próximas gerações.

Arrume um bom solo para bonsai, um vaso adequado para sua planta e cuide dela com todo o amor que a Terra lhe proporciona! Os benefícios dessa atividade vão muito além de apenas manter uma árvore viva. Seu espírito se tornará mais fortalecido e resiliente contra os revezes da vida.

Compartilhar:

Foto do autor

Rafael

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para escanear manchas na pele

Aplicativos para escanear manchas na pele

Anúncios Os aplicativos para escanear manchas na pele oferecem aos usuários um pré-diagnóstico essencial na prevenção e tratamento de problemas dermatológicos. Apesar de não substituírem o atendimento médico especializado, dão mais autonomia e controle ...
Continue lendo →
conversão de moeda

Aplicativos de conversão de moeda para viajantes

Anúncios Você já viajou para algum país do exterior e, ao comprar uma lembrança para alguém da sua família, enfrentou o desafio de converter rapidamente a moeda local? Sair para conhecer outros lugares, com ...
Continue lendo →
Florais de bach para ansiedade

Florais de Bach para ansiedade e estresse 

Anúncios Você certamente já ouviu falar desta terapêutica natural: os florais de Bach foram desenvolvidos pelo doutor Edward Bach com o objetivo de curar os mais variados problemas de saúde. Além disso, eles também ...
Continue lendo →