Suas plantas durante o verão precisam de cuidados especiais! 

Cuidar do verde é amar a Terra.

Anúncios

O verão é ótimo por conta da luz solar intensa, das suas chuvas regulares e, claro, da polinização de flores e formações de frutos deliciosos. No entanto, você precisa ter alguns cuidados importantes em seu jardim durante esse período! 

Todas as espécies possuem um ciclo de vida natural bem específico: as estações do ano, como era de se imaginar, influenciam diretamente na expectativa de vida de cada uma delas. Enquanto margaridas, gardênias, girassóis e jasmim dos poetas adoram climas quentes, outras plantas podem exigir cuidados especiais nessas épocas. 

Anúncios

Quer aprender algumas técnicas infalíveis sobre como evitar que as plantas morram no verão? Acompanhe este artigo até o final e aprenda cada vez mais! 

 

Cultivando plantas que adoram o verão 

Se você mora em um lugar com verões rigorosos, pode ser uma boa ideia comprar sementes de espécies que preferem esse tipo de clima. Algumas espécies europeias, como ciclames, héleboros e tulipas preferem climas mais amenos ou mesmo frios. Tê-las em ambientes muito quentes pode exigir cuidados bem especiais! 

Anúncios

Por outro lado, se você cultivar qualquer uma das espécies abaixo, certamente terá muito mais facilidade de ter os devidos cuidados em períodos aquecidos: 

  • Girassol 
  • Lavanda 
  • Hibisco 
  • Begônia 
  • Cacto 
  • Petúnia 
  • Calêndula 
  • Gerânio 
  • Lírio 
  • Cravo 
  • Camomila 
  • Verbena 
  • Antúrio 
  • Bromélia 
  • Orquídea 
  • Bambu 
  • Crisântemo 
  • Peônia 

Estes são só alguns exemplos, obviamente. É sempre uma ótima ideia conversar com o seu floricultor e descobrir novas espécies interessantes para cuidar em períodos mais quentes!  

Cuidados com plantas durante o verão 

Toda estação do ano exige cuidados específicos. No verão, você precisa fazer o seguinte para garantir a saúde e a beleza de todas as suas queridas plantinhas: 

Regue-as regularmente 

Por razões óbvias, o ressecamento do solo é acelerado por conta do calor. Dito isso, use um palito para verificar o grau de umidade do solo; caso ele saia molhado, não será preciso buscar o regador novamente – pelo menos por ora. 

Posicione-as corretamente 

Algumas plantas preferem receber luz solar direta, enquanto outras devem ficar mais afastadas do sol mais forte. Felizmente, existem alguns recursos que facilitam (e muito) esse trabalho! 

Leia também: Crie nomes de empresas com inteligência artificial e busque inspirações na rede!

Use sombrites ou telas para filtrar toda a luz excessiva que poderia outrora prejudicar o desenvolvimento do seu jardim. Caso não tenha recursos financeiros para comprar esses itens, não se preocupe: é possível construí-los por conta própria! Dessa maneira, você não só economizará um bom dinheiro, como também entenderá melhor como montar uma infraestrutura personalizada. 

 

Use adubos adequados 

Em vez de produtos sintéticos, prefira sempre materiais orgânicos para prover todos os nutrientes necessários para o solo. Eles devem ser ricos em fósforo e potássio, sobretudo durante o verão! Dessa maneira, você evitará processos de erosão mais facilmente. 

Como sempre, moderação é tudo: não coloque adubo demais no solo, ou isso poderá apodrecer as raízes. Se tiver dúvidas sobre a quantidade necessária, não hesite de perguntar a especialistas no assunto; algumas plantas precisam de quantidades muito específicas para florescerem. 

Pode-as regularmente 

Podar as plantas as ajuda a crescer melhor e dentro do conceito estético que você busca. Além disso, é uma ótima maneira de deixar todos os ramos bem visíveis e, dessa forma, você será capaz de identificar doenças ou ervas daninhas mais facilmente. 

Seja sincero: você escolha vários tipos de planta, além do amor pelo ofício, para deixar a sua casa mais bonita, não é verdade?! Deixe-as sempre no seu auge! Para isso, compre tesouras de poda adequadas para o tamanho de cada uma delas. No caso dos bonsais, por exemplo, o ideal é comprar uma tesourinha específica para a sua ornamentação. 

Atenção às pragas mais comuns 

Certas pestes que acometem principalmente as plantas aparecem com mais frequência durante o verão. Eis algumas delas: 

  • Lesmas e caracóis: Estas ameaças aparecem principalmente durante a noite e são capazes de destruir rapidamente folhas e flores. Alguns pesticidas ou repelentes específicos podem ser necessários para afastá-los de uma vez por todas; 
  • Oídio: Trata-se de um fungo que forma uma camada branca em algumas folhas. Se não for combatido rapidamente, poderá espalhar-se para todas as outras! Enxofre é uma das melhores substâncias para acabar com o problema; 
  • Ferrugem: Outra doença fúngica bem comum em folhas. Ela afeta diversas espécies distintas; 
  • Formiga-cortadeira: Elas costumam aparecer mais em quintais. Caso não sejam rapidamente afastadas, poderão destruir plantas pequenas em apenas algumas horas; 
  • Pulgão: Ele prefere as partes mais macias da planta, como folhas novas, botões e brotos. Sua cor pode variar entre amarelo, verde ou preto. 

Consulte o seu floricultor para saber como combater algumas destas pragas. Certas plantas podem ter problemas sérios se forem expostas a produtos químicos errados! 

Faça mulching 

Mulching é o processo de cobrir o solo cultivado com palha ou cascas de árvore: isso ajuda a reter toda a umidade necessária, além de proteger as raízes! 

Este tipo de trabalho é fantástico para proteger as plantinhas contra as mais variadas pragas. Além de manter o solo nutrido por muito mais tempo. 

Abrace o verde! 

Com todas estas dicas, dificilmente você passará por maus bocados em seu jardim ou em sua horta caseira. Saber como cuidar de plantas no clima quente é fundamental não somente para manter a aparência de todas elas, como também para garantir a sua sobrevivência! 

Mesmo as espécies bem adaptadas precisam de olhares especiais neste período. A incidência de pragas tende a aumentar: mantenha os olhos sempre bem abertos para evitar problemas! Ameaças aparentemente simples podem comprometer todo o seu trabalho de anos num piscar de olhos. 

Compartilhar:

Foto do autor

Rafael

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos de alarme anti-roubo para celular

Aplicativos de alarme anti-roubo para celular

Anúncios Proteger o seu dispositivo móvel é sinônimo de resguardar seus dados pessoais, cuidar do seu patrimônio e manter seus contatos seguros. Neste contexto, existem aplicativos de alarme anti-roubo para o seu celular que ...
Continue lendo →
Aplicativos de aparelho auditivo para melhorar a audição

Aplicativos de aparelho auditivo para melhorar a audição

Anúncios Os aplicativos de aparelho auditivo transformam o seu celular em um dispositivo para melhorar a audição, porque apresentam testes e técnicas para treinar este sentido. Além disso, te auxiliam a identificar problemas na ...
Continue lendo →
Aplicativos para escanear manchas na pele

Aplicativos para escanear manchas na pele

Anúncios Os aplicativos para escanear manchas na pele oferecem aos usuários um pré-diagnóstico essencial na prevenção e tratamento de problemas dermatológicos. Apesar de não substituírem o atendimento médico especializado, dão mais autonomia e controle ...
Continue lendo →