Anúncios
A relação entre chás herbais e o sistema imune ainda não é muito bem compreendida. Porém, já se sabe que existem vários chás caseiros para a imunidade que ajudam na prevenção de doenças. Eles são uma alternativa natural aos remédios mais comuns e tem menos efeitos colaterais.
Quais os melhores chás caseiros para a imunidade?
Existem muitos tipos de chá, e cada um tem um uso diferente. Nem todos funcionam tão bem, e você pode não gostar do sabor de alguns. Nesta lista, selecionamos as melhores opções para você experimentar e cuidar do seu sistema imune.
Anúncios
Chá verde
Imagem: Pexels
Já tentou usar o chá verde para imunidade? Ele é rico em catequinas, antioxidantes que melhoram a saúde de maneira geral. Além disso, pode ajudar na função cognitiva e até mesmo a perder peso.
Anúncios
Muito completo, também previne certos tipos de câncer e regula o nível de glicose. Seu sabor é suave e levemente adocicado, porém amargo.
Chá de gengibre
Outra opção é o chá de gengibre para imunidade, rico em gingerol. Este composto é o responsável tanto pelo sabor quanto pelos benefícios à saúde. Ele tem ação antioxidante e anti-inflamatória, e pode tratar certas infecções.
Além disso, ele ainda consegue aliviar dores, febres, e tosses. Tudo isso com um sabor picante e forte, diferente da maioria dos chás.
Chá de camomila
Dentre os chás caseiros para imunidade, o de camomila é um dos mais versáteis. Além de tratar resfriados, também alivia ansiedade e depressão e pode até prevenir perda óssea. Outro uso é ajudar no sono, reduzindo sintomas de insônia.
Também pode usar este chá para proteger contra problemas digestivos, como náuseas e gases. Seu sabor é suave, floral e adocicado.
Chá de equinácea
Usar o chá de equinácea para imunidade não é tão comum, mas ele é muito eficaz. Rico em antioxidantes, previne doenças crônicas como diabetes e doenças cardíacas. Faz isso ao regular o nível de açúcar no sangue.
Também é útil para reduzir sintomas de ansiedade e depressão e tem propriedades anti-inflamatórias. Seu sabor é terroso ou floral, mas suave e agradável.
Chá preto
Uma alternativa bastante clássica é o chá preto para imunidade. Ele é rico em antioxidantes com efeitos únicos no sistema imune, sendo melhor que muitos outros. Também melhora a saúde cardíaca e diminui o risco de derrames.
Como tem cafeína, ele ainda promove o foco. E, graças a um aminoácido diferenciado, não causa a inquietude do café. Seu sabor é terroso, forte e lembra o mel.
Chá de limão
Você sabia que não se faz chá de limão para imunidade? Na verdade, esta fruta pode ser usada para melhorar o sabor de outros chás, como de gengibre ou preto. Ele é muito bom, pois reduz a pressão cardíaca e ajuda a prevenir certos cânceres.
Também previne pedras no rim e alivia dor de garganta e tosses. Seu sabor já é bem conhecido, cítrico e azedo, mas com um pouco de mel fica delicioso.
Chá de hibisco
Imagem: Pexels
O hibisco faz chás bons para o sistema imune e pode tratar dor de garganta. Adicionalmente, reduz o crescimento de bactérias responsáveis por infecções como bronquite e pneumonia.
Ele ainda tem antioxidantes e reduz a pressão sanguínea. O sabor é frutado, adocicado e azedo.
Leia também: Melhores fontes de proteína para quem quer emagrecer
Chá de açafrão-da-terra (cúrcuma)
Outro dos chás que ajudam o sistema imune é o de açafrão-da-terra. É mais conhecido pelo composto curcumina, responsável pela cor do tempero. Ele também regula o crescimento de células imunes e causadoras de câncer.
Além disso, reduz dores e a inflamação no corpo. Seu sabor é terroso, levemente picante e adocicado.
Como preparar chás caseiros para a imunidade?
Tem várias maneiras de preparar chás. Ou seja, os passos para fazer um chá de gengibre não são os mesmos para fazer um chá de camomila para imunidade. Siga lendo e prepare chás de qualidade!
Infusão
O preparo de quase qualquer chá para aumentar a imunidade é esse (ou o terceiro). Inclusive, você faz infusão para fazer chás de saquinho, como o chá verde para imunidade.
- O primeiro passo é colocar a água que vai usar em uma chaleira e levar ao fogo;
- Depois, coloque as ervas que vai usar em uma xícara, jarra, ou outro recipiente;
- Quando a água ferver, tire do fogo e despeje no recipiente;
- Antes de beber, espere o período recomendado. Ele é de 10 minutos para flores e folhas, e de 20 a 30 minutos para raízes, talos e cascas.
Decocção
Se você quer preparar um chá a partir de cascas, raízes e talos, como o de gengibre, a decocção é a mais indicada.
- Escolha uma panela ou chaleira, coloque água em temperatura ambiente, e as ervas que vai usar;
- Agora, tampe, leve ao fogo, e deixe ferver por até 20 minutos;
- Depois de passar o tempo, desligue o fogo e deixe repousar por alguns minutos;
- Então é só coar e beber.
Maceração
Sem dúvida, a maceração é a maneira mais completa de preparar chá. Nela, se extrai todos os benefícios e sabor das ervas. Porém, requer mais preparo e tempo.
- Pique ou triture a erva que vai usar;
- Coloque ela de molho em água em temperatura ambiente por um período que vai de uma hora a 24 horas;
- Por fim, basta coar e aproveitar.
Beba um chá gostoso e se proteja de doenças
Com os chás caseiros para imunidade, você pode se prevenir contra diversos problemas de saúde. Eles trazem muitos benefícios, podendo melhorar a saúde cardíaca, dos rins e do corpo como um todo. E, claro, tudo com um sabor gostoso!
Desta forma, pode evitar soluções mais tradicionais como remédios. Mas, claro, se os sintomas persistirem ou forem mais severos, não deixe de visitar seu médico para investigar a causa!