Chá de hibisco: conheça todos os benefícios para a sua saúde! 

Coloque um pouco mais de saúde e alegria à sua vida.

Anúncios

A flor de hibisco não é apenas uma das plantas mais lindas da natureza: ela pode trazer vários benefícios à saúde! Uma das maneiras mais fáceis (e deliciosas) de aproveitar todos os seus benefícios é por meio do chá de hibisco, comumente encontrado em lojas especializadas e em supermercados. 

Trata-se de uma flor tropical que é cultivada em vários locais. Ela é fácil de ser cultivada, além de deixar qualquer jardim maravilhoso! 

Anúncios

A origem do hibisco é atribuída à Ásia, especificamente China e Índia. No Havaí, ela é considerada a flor nacional: isso significa que, onde quer que você passe, encontrará bosques e florestas com a linda coloração de suas pétalas. 

 

Benefícios do chá de hibisco para a saúde 

Os antigos estavam certos durante todo este tempo: o chá de hibisco, além de delicioso e marcante, possui vários benefícios! O principal deles é que é uma bebida rica em antocianinas, que são antioxidantes poderosos no fortalecimento do sistema imunológico. 

Anúncios

Isto significa que a ingestão deste chá, associada a uma alimentação saudável e balanceada, ajuda a manter a saúde bem mais sólida. Isso é especialmente importante aos que sofrem de certas doenças crônicas e/ou que já atingiram certa idade. No entanto, cuidar-se bem não exige idade mínima, não é mesmo? 

Além do mais, o chá de hibisco faz bem para a pressão arterial: seu consumo regular é capaz de controlar a hipertensão, desde que leve ou moderada. É preciso conversar com o seu médico antes de substituir ou incorporar esse novo hábito. 

Tem problemas com o colesterol ruim, também conhecido como LDL? O chá de hibisco é capaz de fazer com que o corpo produza o colesterol bom para a saúde, também conhecido como HDL. Isso acontece porque essa bebida diminui a síntese de ácidos graxos no fígado, o que ajuda bastante no emagrecimento, também. 

Pessoas que precisam regular o açúcar no sangue podem tirar bastante proveito, também: ele inibe a atividade de certas enzimas pancreáticas e intestinais, as quais digerem os carboidratos por meio do intestino delgado. Dessa forma, você poderá evitar picos de glicemia – desde que, claro, você mude seus hábitos pessoais! 

É simplesmente incrível como a natureza fornece tudo o que as pessoas precisam, não é verdade? Uma bebida simples e barata de fazer, mas que pode fazer grande diferença no funcionamento de todo o seu organismo. 

Leia também: Aplicativos de camping para mochileiros

Receita de chá de hibisco 

Quer saber como fazer chá de hibisco? É muito mais fácil do que parece! Antes de começar, separe os seguintes itens: 

  • 1 colher de sopa de flores de hibisco secas ou 2 sachês de chá de hibisco; 
  • Panela; 
  • Filtro ou coador; 
  • 1 litro de água. 

É recomendável fazê-lo com folhas secas, especialmente selecionadas: embora as opções comerciais também sejam boas, as mais naturais ajudam a manter as qualidades medicinais do chá de hibisco com muito mais propriedade. 

 

Para prepará-lo, siga os passos abaixo: 

  1. Ferva a água na panela e, assim que começar a borbulhar, coloque as flores de hibisco secas ou os sachês de chá dentro da água; 
  1. Deixe tanto os sachês como as folhas em infusão por aproximadamente 5 minutos; 
  1. Use um coador ou filtro para remover quaisquer resíduos; 
  1. Aproveite a bebida quente ou gelada! 

Dica valiosa: Evite usar açúcar refinado para adoçar a bebida, caso queira fazê-lo. Em vez disso, experimente opções naturais, como mel cru, canela, baunilha e xilitol! A última opção é a mais parecida com a do sabor do açúcar, só que sem abraçar os males dos produtos industrializados. 

Como o chá de hibisco faz bem! 

Confiar na capacidade de a natureza trazer a cura e a solução para vários problemas é o primeiro passo para um lifestyle mais saudável. Você agora sabe os benefícios do hibisco na sua dieta diária: prefere uma opção orgânica, ou continuar refém de comprimidos talvez desnecessários? 

Pessoas com diabetes, hipertensão e problemas no fígado podem tirar bastante proveito desta deliciosa e importante bebida. Basta consumi-la regularmente (e sem exageros, obviamente) para melhorar a resposta do seu organismo no longo prazo. 

Entretanto, o chá de hibisco não deve substituir as orientações de seu médico: se ele disser que você precisa tomar remédios específicos para resolver determinadas comorbidades, não pense duas vezes! Porém, verifique com ele a possibilidade de combiná-los com tratamentos alternativos, o que pode ajudar a reduzir os efeitos colaterais e desconfortos proporcionados por alguns medicamentos. 

O site Receiteira disponibilizou uma receita incrível de chá de hibisco para você experimentar. Aproveite cada golinho! 

Compartilhar:

Foto do autor

Rafael

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para escanear manchas na pele

Aplicativos para escanear manchas na pele

Anúncios Os aplicativos para escanear manchas na pele oferecem aos usuários um pré-diagnóstico essencial na prevenção e tratamento de problemas dermatológicos. Apesar de não substituírem o atendimento médico especializado, dão mais autonomia e controle ...
Continue lendo →
conversão de moeda

Aplicativos de conversão de moeda para viajantes

Anúncios Você já viajou para algum país do exterior e, ao comprar uma lembrança para alguém da sua família, enfrentou o desafio de converter rapidamente a moeda local? Sair para conhecer outros lugares, com ...
Continue lendo →
Florais de bach para ansiedade

Florais de Bach para ansiedade e estresse 

Anúncios Você certamente já ouviu falar desta terapêutica natural: os florais de Bach foram desenvolvidos pelo doutor Edward Bach com o objetivo de curar os mais variados problemas de saúde. Além disso, eles também ...
Continue lendo →