Antivírus, antimalware e firewall: entenda como eles funcionam 

Proteção online é mais acessível do que você imagina.

Anúncios

Segurança na internet não é conversa para entusiastas: todos, sem exceção, precisam cuidar da integridade dos seus dados na rede. Para que isso aconteça, você precisa entender as diferenças entre antivírus, antimalware e firewall

Apesar de ambas as soluções terem como objetivo proteger os seus dispositivos online, elas funcionam de maneira completamente diferente. Portanto, entender como tudo funciona é essencial para minimizar as possibilidades de sofrer ataques hacker ou golpes online. 

Anúncios

Entenda de maneira simplificada como estas soluções funcionam e proteja seus dispositivos conectados à internet! 

 

Antivírus: o que é e como funciona? 

Este software tem como objetivo detectar e remover vírus, worms, trojans, spywares e tantas outras ameaças que possam comprometer os seus dispositivos. Eles são muito famosos para usuários de PCs e notebooks, mas também existem ótimas opções para dispositivos móveis. 

Anúncios

Para garantir a sua segurança, estes softwares monitoram constantemente todos os seus arquivos a fim de detectar problemas diversos. Por conta disso, eles absorvem um pouquinho dos recursos do dispositivo – mas nada que comprometa o seu desempenho. 

Você pode decidir remover uma ameaça ou colocá-la em quarentena. A quarentena é um espaço criptografado que impede que o vírus se espalhe pelo sistema; caso seja uma ameaça nova, ela poderá ser enviada para análise por meio desse artifício. 

É importante mencionar que existem soluções específicas de acordo com cada cenário de uso: por exemplo, softwares antivírus caseiros não são indicados para proteger servidores de empresa, da mesma forma que soluções empresariais não devem ser instaladas em equipamentos pessoais. 

Existem várias opções incríveis, como Kaspersky, Avira e Norton: esses softwares de segurança são compatíveis com computadores e dispositivos móveis para uso doméstico ou comercial.  

E os softwares antimalware? Como funcionam? 

Eles trabalham de uma maneira bastante abrangente: vírus, worms, trojans, spywares, adwares e várias outras ameaças são monitoradas constantemente pelas aplicações. Além disso, proteções contra ransomware e phishing costumam fazer parte dessas suítes de segurança.

Todos os grandes softwares de segurança disponíveis no mercado trabalham principalmente com antimalwares refinados, capazes de evitar que determinadas ameaças sequer cheguem perto do seu smartphone ou computador.

Muitas pessoas acreditam que antivírus e antimalware são a mesma coisa, mas não funciona bem assim. Os softwares antivírus dedicam seus esforços tão somente a localizar e remover ameaças do dispositivo; já os antimalwares trabalham de maneira extensa na prevenção de várias outras ameaças online.

Trata-se de um tipo de software que não pode faltar em seus dispositivos: eles podem tornar toda a sua vida digital muito mais segura, protegendo suas informações pessoais e de pagamentos.

Leia também: Contrate serviços de beleza em casa com estes apps!

 

Como funciona um firewall? 

Este sistema de segurança tem como objetivo filtrar e restringir o tráfego na rede do seu dispositivo. Imagine-o como um funcionário de uma bilheteria, o qual permite a entrada de indivíduos apenas mediante apresentação de ingresso.

Todos os pacotes de dados são monitorados em busca de certas informações, como portas de origem e destino, endereços IP e tantas outras informações pertinentes. De maneira geral, os sistemas operacionais já possuem um firewall instalado para proteger os dados contra ameaças externas.

É importante mencionar que o Android não possui um firewall pré-instalado: para resolver esse problema, é necessário escolher um aplicativo de terceiros. Tendo em vista a imensa popularidade do sistema operacional, o número de ameaças online é grande; portanto, todo o cuidado é pouco enquanto você navega na internet!

Grande parte das suítes de segurança mais populares têm firewall próprio integrado: nesses casos, o firewall padrão do sistema operacional é desativado.

Como proteger os seus dispositivos? 

O número de pessoas que não fazem ideia sobre como se proteger online é realmente assustador. Dito isso, algumas boas medidas se fazem absolutamente necessárias para evitar dores de cabeça, sobretudo no longo prazo: 

  • Instale um bom software de segurança: Kaspersky, Avira, Norton, McAfee e Avast são excelentes empresas de segurança que oferecem as melhores soluções de segurança do mundo. Experimente-os e fique com o que melhor se adequar às suas necessidades; 
  • Crie senhas únicas e fortes: Usar a mesma senha para todas as suas aplicações web é uma péssima ideia. Vez ou outra, hackers conseguem ter acesso a informações sensíveis dos usuários, incluindo senhas. Com isso, tudo o que você acessa online ficaria comprometido; 
  • Cuidado ao clicar em links: São muitos os golpes online bastante parecidos com sites e aplicativos oficiais. Antes de clicar em qualquer link, confira a URL para ter certeza; 
  • Use VPN: As Redes Privadas Virtuais ajudam a aumentar a segurança e privacidade online. De maneira resumida, esses serviços mascaram o seu endereço IP e a sua geolocalização. Muitas soluções de segurança oferecem esse serviço em pacotes específicos; 
  • Mantenha tudo atualizado: Não demore a atualizar o seu software de segurança, bem como seu sistema operacional e seus aplicativos instalados. Essas atualizações corrigem possíveis problemas de segurança e aprimoram a sua privacidade na rede ao longo do tempo. 

Proteja-se 

O universo digital é envolvente e democrático, mas oferece vários riscos aos incautos; sendo assim, todo o cuidado é pouco na hora de mexer com informações sensíveis.  

Softwares antivírus/antimalware com firewall integrado são incríveis para evitar dezenas de problemas durante suas compras virtuais ou interações sociais. O melhor disso é que boa parte deles oferecem soluções gratuitas robustas para teste.

Seja lá o que for, não deixe de ter um destes aplicativos instalados. Nunca se sabe… 

Compartilhar:

Foto do autor

Rafael

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para escanear manchas na pele

Aplicativos para escanear manchas na pele

Anúncios Os aplicativos para escanear manchas na pele oferecem aos usuários um pré-diagnóstico essencial na prevenção e tratamento de problemas dermatológicos. Apesar de não substituírem o atendimento médico especializado, dão mais autonomia e controle ...
Continue lendo →
conversão de moeda

Aplicativos de conversão de moeda para viajantes

Anúncios Você já viajou para algum país do exterior e, ao comprar uma lembrança para alguém da sua família, enfrentou o desafio de converter rapidamente a moeda local? Sair para conhecer outros lugares, com ...
Continue lendo →
Florais de bach para ansiedade

Florais de Bach para ansiedade e estresse 

Anúncios Você certamente já ouviu falar desta terapêutica natural: os florais de Bach foram desenvolvidos pelo doutor Edward Bach com o objetivo de curar os mais variados problemas de saúde. Além disso, eles também ...
Continue lendo →