Android sem lentidões: dicas para deixar seu smartphone super-rápido!  - GreyWindic

Android sem lentidões: dicas para deixar seu smartphone super-rápido! 

A melhor experiência móvel está a poucos minutos de distância.

Anúncios

Existe uma explicação técnica e relativamente simples para entender as lentidões no Android: o sistema operacional não é desenhado e otimizado para um hardware específico. Por isso, dispositivos mais simples costumam enfrentar sérias dificuldades para executar multitarefas sem travamentos constantes. 

Caso este seja o seu caso, que tal deixar o seu smartphone mais rápido e livre de travamentos? Sim, isso é possível! Basta seguir os passos à risca que, em poucos minutos, seu sistema ficará mais leve, capaz de executar mais tarefas ao mesmo tempo, sem dores de cabeça.

Anúncios

Limpe o cache do Android 

Cache é um espaço de armazenamento temporário usado por qualquer sistema operacional: informações de aplicativos e serviços são guardadas por um determinado tempo e excluídas automaticamente. No entanto, dependendo da quantidade de aplicativos que você utiliza, a memória cache poderá ocupar um espaço precioso em seu dispositivo. 

Nestes casos, pode ser uma excelente ideia limpar o cache manualmente. O procedimento é bastante simples: 

Anúncios

  1. Abra a opção “Configurações” em seu Android; 
  1. Selecione “Aplicativos e Notificações”; 
  1. Selecione “Todos os Aplicativos”; 
  1. Escolha quais aplicativos devem limpar o cache; 
  1. Selecione “Armazenamento” e, por fim, “Limpar cache”. 

Tendo em vista que os fabricantes gostam de fazer algumas modificações de interface para personalizar os seus produtos, pode ser que o caminho não seja exatamente igual ao descrito. As informações aqui contidas fazem parte de versões mais atualizadas e “puras” do Android. 

Experimente versões “Lite” dos seus apps 

Aplicativos como o Facebook adoram consumir grandes quantidades de dados, por isso, eles ocupam um belo espaço na memória depois de algum tempo de uso. Se você sente os efeitos negativos do aplicativo na pele, pode valer a pena experimentar o Facebook Lite, disponível no Google Play

O download é menor que a versão nativa do app da rede social e consome menos dados móveis ou Wi-Fi. Além disso, ele consome menos recursos do sistema, como memória RAM (que é uma memória dedicada a abrir e executar rapidamente o sistema e seus aplicativos). 

Assim como o Facebook, existem versões “Lite” de tantos outros apps consagrados: LinkedIn, X (ex-Twitter), YouTube Go, Skype etc. Se as funcionalidades presentes em suas versões mais leves forem suficientes, por que manter as tradicionais ocupando espaço? Desinstale-as em seguida! 

Desinstale apps inúteis 

Alguns aplicativos podem parecer incrivelmente divertidos e interessantes de manter no smartphone, mas boa parte deles acaba esquecida. Você dificilmente usa todos os programas instalados no seu dispositivo – pode admitir, não há problema algum nisso. 

Não sabe como desinstalá-los? Sem problema! Siga o breve tutorial a seguir: 

  1. Abra o aplicativo “Google Play” em seu smartphone; 
  1. No canto superior da tela, há um ícone com três linhas horizontais. Toque nele e selecione “Apps e Jogos”; 
  1. Selecione o aplicativo que deverá ser removido e toque em “Desinstalar”. 

Basta aguardar alguns instantes até que a desinstalação seja concluída. O tempo de desinstalação depende de vários fatores, como o poder de processamento do seu dispositivo, o tamanho do arquivo, entre outros. 

Importante: Alguns aplicativos mais específicos, como softwares antivírus, podem configurar proteções contra desinstalação. Não esqueça de desativá-las antes de remover esses programas. Alguns deles são programados para limpar totalmente os seus dados, caso uma tentativa de remoção seja detectada. 

Desabilite apps que rodam em segundo plano 

Muitos serviços online disponibilizam funcionalidades de execução em segundo plano: dessa forma, eles são capazes de executar suas tarefas mais rapidamente. No entanto, além de tornar a inicialização do Android mais lenta, pode comprometer consideravelmente a performance do sistema. 

Leia também: Aplicativos de Jogos de Xadrez e Dama – GreyWindic

Na maior parte dos casos, os próprios apps oferecem opções para desabilitar o início automático em segundo plano; caso não seja esse o caso, basta seguir o caminho abaixo: 

  1. Selecione a opção “Configurações” em seu Android; 
  1. Em “Aplicativos e Notificações”, selecione “Todos os Aplicativos”; 
  1. Toque no aplicativo em questão e selecione “Permissões”; 
  1. Em “Início Automático”, selecione “Desativar”. 

Esta é uma das dicas que podem mais impactar na performance do seu dispositivo. Muitas pessoas não fazem ideia do quão nocivo esses aplicativos podem se tornar no longo prazo. 

Use Wi-Fi sempre que possível 

Em linhas gerais, conexões 4G e 5G consomem mais bateria e recursos do Android que conexões Wi-Fi fortes e estáveis. Isso acontece porque as ondas de radiofrequência dos roteadores são mais baixas que as de conexões móveis. 

Caso o seu telefone tenha suporte a conexões 5G, saiba que elas podem consumir até 30% mais recursos e bateria que o já consolidado 4G! 

Use temas simples 

Existem temas para o Android simplesmente lindos. Alguns deles até substituem as imagens estáticas por animações dinâmicas. No entanto, saiba que esse tipo de configuração pode deixar o aparelho muito mais lento, além de consumir bastante bateria. 

Em vez disso, que tal selecionar temas simples, mas com imagens bonitas? Existem inúmeros aplicativos bem interessantes para encontrar o estilo que você deseja – e grande parte deles é totalmente gratuito. Contendo anúncios, obviamente. 

Não use “otimizadores de desempenho” 

Muitas empresas oferecem aplicativos que prometem deixar o seu Android mais rápido: acontece que grande parte deles não passam de grandes bobagens que resolvem “problemas” que não existem, além de (ironicamente) consumirem mais recursos do sistema, deixando-o mais lento. 

Prefira realizar limpezas e manutenções manuais em vez de depender de aplicativos de terceiros para essa tarefa. No entanto, existem algumas poucas exceções que podem ser bastante valiosas: certos softwares de segurança, como o Avira e o Kaspersky, disponibilizam ferramentas que efetivamente ajudam a deixar o aparelho mais rápido. 

Diga depois o que achou! 

Com estas dicas, seu smartphone Android nunca mais será o mesmo: em vez de travar a cada 5 segundos, será capaz de abrir tudo mais rapidamente, além de garantir uma navegação de interface mais fluida.

Parece brincadeira, mas não é: “otimizadores de desempenho” costumam causar várias dores de cabeça aos usuários, além de não fazerem aquilo para o que eles foram concebidos. Ajustes manuais são sempre mais seguros e eficazes para que seu dispositivo móvel funcione bem. 

Seu smartphone ficou mais rápido? Deixe seus comentários! 

Leia mais em Dicas e Tutorias

Saiba o passo a passo para tirar o seu passaporte

Saiba o passo a passo para tirar o seu passaporte

Anúncios O passaporte é um documento fundamental para quem ...
Leia mais →
Melhores aplicativos para auxiliar na carpintaria

Melhores aplicativos para auxiliar na carpintaria

Anúncios Desde o planejamento até a execução, os aplicativos ...
Leia mais →
Aplicativos para ver os canos na parede

Aplicativos para ver os canos na parede

Anúncios Os aplicativos para ver canos na parede têm ...
Leia mais →
Os melhores aplicativos para encontrar metais e ouro

Os melhores aplicativos para encontrar metais e ouro

Anúncios Os aplicativos para encontrar metais e ouro se ...
Leia mais →
Foto do autor

Rafael

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner