A importância da boa higiene bucal 

Você pode fazer tudo errado desde sempre e não sabia!

Anúncios

Uma boa rotina de higiene bucal, além de garantir um sorriso muito mais bonito, pode evitar vários constrangimentos sociais. Isso, claro, sem contar a economia com idas ao dentista, o que pode ser bastante pesado para o seu bolso. 

Ninguém quer passar por perrengues desnecessários, não é mesmo? Os benefícios da higiene bucal adequada são realmente incalculáveis. Acredite: todos escovam os dentes, mas poucos sabem exatamente como fazê-lo! 

Anúncios

Que tal aprender tudo sobre o tema? Aproveite cada linha! 

 

Monte seu kit de higiene bucal 

Você precisa comprar os produtos de higiene bucal ideais para ter a melhor experiência. Confira-os: 

Anúncios

  • Escova de dentes de cerda macia: Cercas médias ou duras são indicadas apenas para a limpeza de próteses fixas, móveis ou outros tipos de implantes bucais – e sempre de acordo com a recomendação do dentista. No mais, utilize somente as que possuem cerdas macias; 
  • Pasta de dente com flúor: Ela é essencial para acabar com o mau hálito, mas também ajuda a remover a placa bacteriana que se acumula ao longo do tempo; 
  • Fio dental: Muitas pessoas não têm o hábito de utilizar este importante item. Ele faz toda a diferença no combate a cáries e à redução do acúmulo de tártaro, sobretudo se você tiver uma dentição mais estreita; 
  • Enxaguante bucal sem álcool: Ele ajuda bastante a acabar com as bactérias que causam mau hálito, além de combater a gengivite e remover quaisquer resíduos que possam ter ficado durante a escovação. 

Outros itens e substâncias mais específicas podem ser recomendadas pelo seu dentista, caso você tenha problemas que exijam cuidados específicos. 

Os passos de higiene bucal 

Uma pesquisa feita pela Unum, nos Estados Unidos, retratou uma triste realidade: cerca de um terço da população não escova os dentes corretamente. Enquanto alguns escovam menos do que deveriam, outros cometem exageros; em ambos os casos, todos acabam perdendo. 

Desta vez, no entanto, você tem a oportunidade de fugir das estatísticas! Esse é o passo a passo ideal para você escovar os dentes perfeitamente: 

  1. Aplique uma pequena quantidade de pasta de dente fluorada. Não é preciso colocar grandes quantidades!  
  1. Insira as cerdas no espaço entre o dente e a gengiva em um ângulo de 45 graus. Esse espaço é chamado de sulco gengival: ele precisa ser higienizado cuidadosamente para evitar problemas dentários; 
  1. Mova as cerdas suavemente para a frente e para trás, 100 vezes em cada lado. Repita a sequência tanto nas superfícies internas quanto externas; 
  1. Repita o mesmo procedimento na língua. Faça-o com muito cuidado, pois força demais poderá feri-la facilmente. Se você é fumante, dedique alguns instantes a mais durante esse procedimento e o faça no céu da boca, também (pode fazer um pouco de cócegas). 

Todo este processo deve ser repetido pelo menos duas vezes ao dia, sobretudo após as refeições e antes de dormir. Doenças periodontais costumam trazer várias dores de cabeça se essas rotinas não forem respeitadas! 

Leia também: Melhores aplicativos para ciclismo

Observação: você NÃO precisa enxaguar a boca com água após a escovação. Na verdade, essa prática não é mais recomendada! Isso acontece porque, ao enxaguá-la, você também removerá os produtos químicos benéficos à sua saúde bucal. 

Fatos sobre a higiene bucal 

A melhor forma de não repetir erros é vencer mitos. Eis alguns deles: 

Bicarbonato de sódio clareia os dentes 

MITO. Ele é utilizado por algumas pessoas para a remoção de tártaro, e ele é capaz disso; porém, a substância enfraquece os dentes, afetando diretamente a sua porosidade. Sendo assim, a sua utilização não é recomendada sob nenhuma hipótese. 

Escovar os dentes com força remove a placa 

MITO. Na verdade, quanto mais força você usar, pior será a escovação. O motivo é simples: as escovas arrancam mais facilmente as placas com as pontas das cerdas, capazes de exercer maior pressão sobre os dentes. 

Água oxigenada clareia os dentes 

MITO. Ela é altamente ácida, o que pode corroer o esmalte dentário. Muitos casos de cáries e hipersensibilidade ocorrem porque as pessoas usam desavisadamente essa substância! 

O enxaguante bucal substitui as escovações 

MITO. Ele é um grande aliado após a escovação, mas de forma nenhuma deve ser utilizado como algo para substituir a tarefa. Além do mais, o álcool presente em alguns desses produtos pode causar ressecamento na boca e mau cheiro. 

Sal ajuda na escovação 

MITO. Nunca faça isso! O cloreto de sódio é extremamente abrasivo e tem grandes chances de causar complicações sérias no esmalte dentário e nas gengivas. Ele também não contém flúor, tão importante para manter a saúde dos seus dentes. 

Pastas de dente especiais são sempre melhores 

MITO. A maioria das pessoas pode usar pastas comuns e manter a saúde bucal. Entretanto, um grupo seleto pode precisar de substâncias específicas para combater certos problemas, como sensibilidade nos dentes, gengivite e tantos outros. 

Você cuida bem da sua saúde bucal? 

Além de ter aprendido a escovar os dentes corretamente, você também sabe sobre os maiores mitos envolvendo cuidados bucais. É bem provável que você tenha caído em algumas dessas ciladas! 

Agora que você recebeu todas as informações necessárias, não há mais desculpas para a negligência, não é verdade? 

Compartilhar:

Foto do autor

Rafael

Jornalista, palestrante, publicitário, CEO da agência Três Pontos Comunicação e apaixonado por tecnologia. Trabalhei como editor-chefe em alguns dos maiores portais de notícias especializados em blockchain. Inovação é o que me move todos os dias.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Aplicativos para escanear manchas na pele

Aplicativos para escanear manchas na pele

Anúncios Os aplicativos para escanear manchas na pele oferecem aos usuários um pré-diagnóstico essencial na prevenção e tratamento de problemas dermatológicos. Apesar de não substituírem o atendimento médico especializado, dão mais autonomia e controle ...
Continue lendo →
conversão de moeda

Aplicativos de conversão de moeda para viajantes

Anúncios Você já viajou para algum país do exterior e, ao comprar uma lembrança para alguém da sua família, enfrentou o desafio de converter rapidamente a moeda local? Sair para conhecer outros lugares, com ...
Continue lendo →
Florais de bach para ansiedade

Florais de Bach para ansiedade e estresse 

Anúncios Você certamente já ouviu falar desta terapêutica natural: os florais de Bach foram desenvolvidos pelo doutor Edward Bach com o objetivo de curar os mais variados problemas de saúde. Além disso, eles também ...
Continue lendo →