Anúncios
A flor de hibisco não é apenas uma das plantas mais lindas da natureza: ela pode trazer vários benefícios à saúde! Uma das maneiras mais fáceis (e deliciosas) de aproveitar todos os seus benefícios é por meio do chá de hibisco, comumente encontrado em lojas especializadas e em supermercados.
Trata-se de uma flor tropical que é cultivada em vários locais. Ela é fácil de ser cultivada, além de deixar qualquer jardim maravilhoso!
Anúncios
A origem do hibisco é atribuída à Ásia, especificamente China e Índia. No Havaí, ela é considerada a flor nacional: isso significa que, onde quer que você passe, encontrará bosques e florestas com a linda coloração de suas pétalas.
Benefícios do chá de hibisco para a saúde
Os antigos estavam certos durante todo este tempo: o chá de hibisco, além de delicioso e marcante, possui vários benefícios! O principal deles é que é uma bebida rica em antocianinas, que são antioxidantes poderosos no fortalecimento do sistema imunológico.
Anúncios
Isto significa que a ingestão deste chá, associada a uma alimentação saudável e balanceada, ajuda a manter a saúde bem mais sólida. Isso é especialmente importante aos que sofrem de certas doenças crônicas e/ou que já atingiram certa idade. No entanto, cuidar-se bem não exige idade mínima, não é mesmo?
Além do mais, o chá de hibisco faz bem para a pressão arterial: seu consumo regular é capaz de controlar a hipertensão, desde que leve ou moderada. É preciso conversar com o seu médico antes de substituir ou incorporar esse novo hábito.
Tem problemas com o colesterol ruim, também conhecido como LDL? O chá de hibisco é capaz de fazer com que o corpo produza o colesterol bom para a saúde, também conhecido como HDL. Isso acontece porque essa bebida diminui a síntese de ácidos graxos no fígado, o que ajuda bastante no emagrecimento, também.
Pessoas que precisam regular o açúcar no sangue podem tirar bastante proveito, também: ele inibe a atividade de certas enzimas pancreáticas e intestinais, as quais digerem os carboidratos por meio do intestino delgado. Dessa forma, você poderá evitar picos de glicemia – desde que, claro, você mude seus hábitos pessoais!
É simplesmente incrível como a natureza fornece tudo o que as pessoas precisam, não é verdade? Uma bebida simples e barata de fazer, mas que pode fazer grande diferença no funcionamento de todo o seu organismo.
Leia também: Aplicativos de camping para mochileiros
Receita de chá de hibisco
Quer saber como fazer chá de hibisco? É muito mais fácil do que parece! Antes de começar, separe os seguintes itens:
- 1 colher de sopa de flores de hibisco secas ou 2 sachês de chá de hibisco;
- Panela;
- Filtro ou coador;
- 1 litro de água.
É recomendável fazê-lo com folhas secas, especialmente selecionadas: embora as opções comerciais também sejam boas, as mais naturais ajudam a manter as qualidades medicinais do chá de hibisco com muito mais propriedade.
Para prepará-lo, siga os passos abaixo:
- Ferva a água na panela e, assim que começar a borbulhar, coloque as flores de hibisco secas ou os sachês de chá dentro da água;
- Deixe tanto os sachês como as folhas em infusão por aproximadamente 5 minutos;
- Use um coador ou filtro para remover quaisquer resíduos;
- Aproveite a bebida quente ou gelada!
Dica valiosa: Evite usar açúcar refinado para adoçar a bebida, caso queira fazê-lo. Em vez disso, experimente opções naturais, como mel cru, canela, baunilha e xilitol! A última opção é a mais parecida com a do sabor do açúcar, só que sem abraçar os males dos produtos industrializados.
Como o chá de hibisco faz bem!
Confiar na capacidade de a natureza trazer a cura e a solução para vários problemas é o primeiro passo para um lifestyle mais saudável. Você agora sabe os benefícios do hibisco na sua dieta diária: prefere uma opção orgânica, ou continuar refém de comprimidos talvez desnecessários?
Pessoas com diabetes, hipertensão e problemas no fígado podem tirar bastante proveito desta deliciosa e importante bebida. Basta consumi-la regularmente (e sem exageros, obviamente) para melhorar a resposta do seu organismo no longo prazo.
Entretanto, o chá de hibisco não deve substituir as orientações de seu médico: se ele disser que você precisa tomar remédios específicos para resolver determinadas comorbidades, não pense duas vezes! Porém, verifique com ele a possibilidade de combiná-los com tratamentos alternativos, o que pode ajudar a reduzir os efeitos colaterais e desconfortos proporcionados por alguns medicamentos.