Anúncios
Trabalhar em um coworking pode ser algo mais leve, agradável e econômico. Os aluguéis comerciais estão cada vez mais proibitivos; por conta disso, alternativas foram criadas pelos empresários a fim de tornar o fardo dos custos um pouco menos pesado.
Este tema é particularmente importante se você é freelancer, está montando uma startup ou apenas precisa de um espaço para reuniões por alguns dias ou semanas. As possibilidades são muitas de trabalhar confortavelmente, mas sem comprometer o orçamento de maneira preocupante.
Anúncios
O que é coworking?
São espaços comerciais compartilhados. Ou seja, profissionais de vários negócios dividem partes do mesmo ambiente. Aquela história de que cada companhia fica em sua sala é coisa do passado nesse modelo organizacional.
O desenvolvedor de jogos Bernie de Koven cunhou a expressão em 1999, assim que lançou uma plataforma de reuniões online. Apesar de esse conceito ter demorado um pouco para chamar atenção, parece que chegou para ficar.
Anúncios
Este é um conceito bastante interessante, pois motiva a cooperação entre empresas diferentes num mesmo local. Às vezes, pontos de vista vindos de fora podem ser muito bem-vindos e trazer grandes vantagens à produtividade.
De toda forma, o coworking proporciona uma atmosfera mais profissional. Além disso, muitos desses espaços comerciais oferecem alguns mimos que podem ser oferecidos tanto para os profissionais como às visitas, como pequenos lanches, cafés, chás etc.
Para quem o coworking é indicado?
Freelancers e pequenos empresários costumam ser os maiores utilizadores destes locais compartilhados. No entanto, negócios de todos os tamanhos podem tirar bastante proveito disso.
A maior parte dos espaços de coworking são rotativos. Isso significa que a maior parte dos seus clientes são esporádicos. Outros são focados em abraçar empresas em ascensão, fazendo-as trabalhar conjuntamente para otimizar o seu crescimento.
Governos em todo o mundo investem em coworking para incentivar o empreendedorismo e acelerar o crescimento econômico. Trata-se de uma solução bastante acessível para todos os envolvidos no processo.
Vantagens de trabalhar em um coworking
Hora de conferir os pontos que podem mudar para sempre a forma como você trabalha:
- Maior economia: Em vez de alugar espaços comerciais privativos, que costumam ser muito mais caros, que tal escolher um coworking adequado às suas necessidades? A diferença no final do mês certamente aliviará o seu bolso;
- Networking melhorado: Nada melhor para fazer novas conexões que trabalhar (literalmente) do lado de outras empresas. Executivos e colaboradores serão capazes de conversar diretamente com outras pessoas, estreitar laços emocionais e, quem sabe, construir oportunidades empolgantes;
- Leveza de espírito: Os ambientes de coworking costumam ser bastante abertos, agradáveis e aconchegantes. Muitos deles seguem os padrões das maiores empresas do mundo – o que certamente refletirá, de maneira positiva, no humor e na produtividade;
- Flexibilidade: Todos podem trabalhar onde e quando quiserem, desde que respeitem as regras do coworking. Essa característica é muito vantajosa para empresas e profissionais liberais que exigem bastante dinamismo no dia a dia;
- Praticidade: A maior parte destes espaços está localizada em pontos estratégicos, com vários restaurantes, comércios e meios de transporte próximos.
Este tipo de espaço foi feito para você?
A resposta mais simples e honesta para esta pergunta é: teste e chegue às suas próprias conclusões. Trabalhar em um espaço colaborativo parece trazer inúmeros benefícios – e isso é verdade. Porém, a única forma de saber se você e a sua equipe vão adaptar-se adequadamente à nova realidade depende de algum tempo de incubação.
Certas pessoas produzem melhor fora do horário comercial. Nesses casos, pode ser que um coworking não seja algo tão atraente no longo prazo. Utilizá-los para reuniões ou encontros profissionais específicos é algo que todos podem aproveitar a qualquer momento.
Além do mais, se você está acostumado a trabalhar em casa, terá de se adaptar à nova realidade. Avalie por algumas semanas e veja se vale (ou não) a pena trocar os ares para produzir. Nada pode atrapalhar a qualidade dos seus serviços.
Contudo, se você ou a sua equipe tem o que é preciso para trabalhar de maneira coletiva, o coworking pode ser uma forma incrível de criar novos laços e melhorar os números no final do ano. Tudo é uma questão de perspectiva, perfil e adaptação.
Quais são os negócios que mais utilizam o coworking?
Segundo dados do Censo, estes são os três negócios que mais procuram estes espaços comerciais:
- Publicidade e Marketing: 16%
- Tecnologia da Informação: 15%
- Coaching: 7%
Leia mais: Os jogos mobile mais populares do ano 2023
Apenas 26% destes profissionais trabalham para empresas de terceiros; 43% são donos do próprio negócio e 31% são freelancers. Todos os três empreendimentos mencionados acima são conhecidos por sua fortíssima capacidade de adaptação às novidades.
Mesmo que todas as idades frequentem estes locais, a média é de 33 anos. Isso significa que os mais velhos ainda não aderiram plenamente ao modelo – mas isso é apenas questão de tempo, acredite!
Dicas para encontrar o melhor espaço
Não desperdice seu esforçado dinheiro. Siga as dicas abaixo e fuja de dores de cabeça:
- Considere a localização: O local de trabalho é razoavelmente próximo da sua residência? E os seus colaboradores: eles moram perto ou muito longe? Busque, de preferência, endereços razoáveis para que todos fiquem satisfeitos;
- Descubra os “mimos” do local: Todo coworking oferece serviços personalizados para as empresas. Antes de fechar negócio, verifique quais as vantagens que o espaço oferece;
- Veja quem já está lá: Caso você queira fazer networking, descubra antes quais são as empresas e profissionais que fazem parte do local. Essa é uma ótima forma de reunir pares com interesses em comum;
- Conheça vários lugares: Cada coworking possui seu próprio conceito de organização. É uma ótima ideia conhecer muitos deles para escolher qual se adequa melhor às suas necessidades (e ao seu gosto pessoal, é claro).
Hora de trabalhar!
O coworking é uma tendência mundial, sobretudo para startups e profissionais independentes. São muitas as vantagens: ares mais profissionais para receber clientes, colaboração entre pares e espaços personalizados são só alguns exemplos.
Este formato se torna mais popular nos grandes centros a cada dia. A sua empresa ainda faz parte do modelo antigo e tradicional? Ou, quem sabe, pensaria em algo mais inovador e econômico?