Anúncios
Não tem experiência pior para quem precisa se transportar de um ponto para o outro do que ficar perdido, pegar o metrô na direção errada ou confundir a linha do ônibus. Neste contexto, o Moovit é um aplicativo de transporte público que vai virar o seu melhor amigo nesses momentos do cotidiano.
Basicamente, esse aplicativo gratuito de mobilidade urbana é resultado do esforço da empresa Mobileye em ampliar o acesso ao direito básico da mobilidade para o maior número de pessoas possíveis ao redor do mundo. Não à toa, essa plataforma é líder de mercado quando se pensa na quantidade de usuários. Saiba mais informações a seguir.
Anúncios
Imagem: Reprodução/Google Play Store
Como o aplicativo funciona?
Disponível para Android, iOS e na web como Moovit: Bus & Train Schedules, esse aplicativo de transporte público reúne em um só lugar tudo que você precisa saber sobre o transporte público na região que está. Porém, diferente dos seus concorrentes, não está limitado aos meios mais populares, como ônibus ou metrô.
Anúncios
Em outras palavras, dispõe de dados de outros modais, desde trens até balsas e barcas. Mais ainda, apresenta os pontos de aluguel de bicicletas e patinetes compartilhados, como aqueles disponibilizados pelas prefeituras locais ou instituições bancárias.
Sendo assim, não contempla somente a mobilidade mais ampla, que se refere aos grandes modais de transporte público que todo mundo conhece na palma da mão. Isso porque considera também a micromobilidade, para percursos de curta distância, e os meios individuais de transporte.
Em detalhe, o aplicativo possui um mapa ao vivo sincronizado com a função de GPS do aparelho que está instalado, seja celular ou tablet. Como consequência, os usuários conseguem visualizar as paradas, rotas e estações de transporte público mais próximos sem precisar ficar sofrendo com mapas impressos ou serviço de informações local.
Com isso, você pode saber exatamente onde está indo ou então planejar a sua rota com antecedência, tudo isso em tempo real dentro de uma plataforma de fácil navegação. E o melhor, é que o aplicativo não conta somente com dados de satélite, porque há uma construção coletiva dos usuários e comunidade local para aperfeiçoar os dados disponíveis.
Por meio do chamado crowdsourcing, que integra os dados coletados em tempo real pelos usuários, o aplicativo continua se atualizando e se tornando ainda melhor para todos. Seja você um turista visitando um lugar novo ou um morador apressado, fica bem mais fácil se locomover com o Moovit.
Imagem: Reprodução/Google Play Store
Como começar a usar o aplicativo de transporte público Moovit?
Quem está cansado de se estressar com o transporte público pode contar com o Moovit como companheiro nos traslados diários e de férias. Felizmente, o aplicativo está disponível em mais de 112 países, com opções em 45 idiomas distintos.
Por isso, se adapta não somente às suas necessidades quando for se transportar como também às suas preferências e diferenças culturais. Com isso, você não precisa ficar limitado aos aplicativos locais ou aqueles que só estão disponíveis em inglês.
Isso porque o Moovit além de ser global, está em expansão para incluir ainda mais linguagens, dialetos, rotas e modais. Mais recentemente, por exemplo, passou a disponibilizar as rotas para quem prefere se locomover a pé dentro das suas rotas de mobilidade urbana.
No mais, não está limitado somente a mostrar mapas e horários do transporte público. Para ir além, experimente comprar os seus bilhetes de trem dentro da plataforma e incorporar rapidamente à sua carteira digital no celular.
Ou então, configure notificações em tempo real para nunca mais perder seu ônibus. Se quiser ainda mais opções, o Moovit permite que os usuários personalizem a experiência na plataforma salvando linhas, estações e pontos favoritos em vários lugares do mundo.
Para começar a desfrutar das funcionalidades e aproveitar tudo que o Moovit tem para oferecer basta baixar o aplicativo no seu dispositivo. Ainda que existam certos recursos exclusivos para os assinantes do Moovit+, qualquer um pode realizar o cadastro gratuito para explorar os recursos livres.
Leia também: Os 5 melhores apps para monitorar o sono
Como surgiu o Moovit?
A princípio, esse aplicativo de transporte público foi criado por uma startup israelense lá em 2012. Mais especificamente, tudo começou quando um trio de desenvolvedores conseguiu um financiamento de 3,5 milhões de dólares logo na primeira rodada de investimentos da empresa, no ano anterior.
Assim, as bases para desenvolver o Moovit foram estabelecidas, começando com uma versão beta lançada logo no começo de 2012. Desde então, a empresa continuou desenvolvendo o aplicativo até ele se tornar o favorito entre os usuários de transporte público do mundo todo.
O resultado desse trabalho aconteceu logo em 2020, porque a Intel comprou a startup pelo estrondoso valor de 900 milhões de dólares. Logo em seguida, a compra catapultou o aplicativo nos bolsos e corações de ainda mais usuários, porque o Moovit foi integrado à Mobileye Global.
Em resumo, essa é uma das subsidiárias da Intel mais famosas no mundo tecnológico, visto que é referência na criação de tecnologias de direção autônoma ao redor do mundo.
E aí, gostou do aplicativo de transporte público Moovit?
Cada vez mais, a tecnologia está facilitando a experiência das pessoas dentro e fora da internet, e isso inclui o transporte público. Com o Moovit, a sua mobilidade urbana pode ser mais divertida e menos estressante.